Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gaza está à beira de um apagão de comunicações, segundo ministro palestino

    Interrupção na internet e telefonia deve ocorrer ainda nesta semana e pode dificultar socorro a vítimas da violência de Israel

    Poeira se levanta após a explosão, enquanto soldados israelenses operam dentro da Faixa de Gaza contra o grupo islâmico palestino Hamas
    Poeira se levanta após a explosão, enquanto soldados israelenses operam dentro da Faixa de Gaza contra o grupo islâmico palestino Hamas Imagem de divulgação obtida pela Reuters em 7/11/23 com as Forças de Defesa de Israel

    Abeer Salmanda CNNEyad Kourdi

    A Faixa de Gaza deve enfrentar até quinta-feira (16) uma paralisação iminente e completa dos serviços de comunicações e internet, segundo o ministro de telecomunicações palestino.

    A interrupção esperada é por causa do fim do abastecimento de combustível e deverá agravar a crise humanitária em andamento, limitando a capacidade dos palestinos de chegarem aos serviços de emergência, socorro e salvamento, de acordo com Ishaq Sidr, Ministro das Telecomunicações e da Tecnologia da Informação.

    Uma interrupção pode impedir que as equipes da Defesa Civil e do Crescente Vermelho coordenem uma resposta aos locais de emergência, disse Sidr em uma coletiva de imprensa da Cisjordânia.

    Qualquer interrupção no local e nos centros de comunicação “pode causar a incapacidade de direcionar essas equipes para locais de socorro, o que significa a perda de muitas vidas e privar deliberadamente nosso povo em Gaza de seu direito de se comunicar, especialmente à luz do deslocamento e bombardeio contínuo”, disse Sidr.

    O ministro caracterizou esses desenvolvimentos como uma “violação do direito internacional e dos direitos humanos básicos.”

    Desde sexta-feira de manhã, a CNN não conseguiu alcançar os palestinos no norte de Gaza através da internet, embora chamadas telefônicas regulares tenham sido possíveis apesar das frequentes desconexões. No sul de Gaza, o acesso intermitente à Internet ainda está disponível.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original