Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    China forneceu mais de 1,6 bilhão de vacinas contra Covid ao mundo, diz Xi Jinping

    Presidente chinês afirmou em discurso na cúpula do G20 que montante foi fornecido para mais de 100 países; líder pediu tratamento igual para diferentes vacinas

    Presidente da China, Xi Jinping
    Presidente da China, Xi Jinping Reprodução

    Da CNN Brasil

    O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou neste sábado (30) que a China forneceu mais de 1,6 bilhão de doses de vacinas contra Covid-19 para mais de 100 países e organizações internacionais e que fornecerá mais de 2 bilhões de doses em produção conjunta com 16 países. A afirmação foi feita em seu discurso, feito de forma remota, na 16ª Cúpula de Líderes do G20, que acontece na Itália.

    Xi Jinping pediu tratamento igual para diferentes vacinas e citou o avanço do reconhecimento mútuo de vacinas de acordo com a Lista de Uso de Emergência da Organização Mundial de Saúde.

    A cúpula de dois dias, realizada presencial e remotamente em Roma, enfocará questões relacionadas à pandemia de Covid-19, mudanças climáticas e recuperação econômica no topo da agenda.

    “A China está pronta para trabalhar com todas as partes para melhorar a acessibilidade e o preço da vacina nos países em desenvolvimento e fazer uma contribuição positiva para a construção de uma linha global de defesa por meio da vacinação”, disse o chefe de Estado chinês.

    A China, junto com outros 30 países, também lançou uma Iniciativa para Parceria em Cintos e Rodovias para Cooperação em Vacinas Covid-19.

    Agenda 2030

    O presidente chinês também disse em seu discurso que a pandemia trouxe múltiplas crises ao mundo, principalmente aos países em desenvolvimento, e que a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável enfrenta desafios sem precedentes.

    Xi Jinping exortou o G20 a unir forças para liberar o potencial de crescimento impulsionado pela inovação e elaborar regras com base em ampla participação e amplo consenso para promover um ambiente propício para o desenvolvimento impulsionado pela inovação.

    O líder chinês disse que a China atribui grande importância à cooperação internacional em economia digital e está pronta para trabalhar com todas as partes para o desenvolvimento saudável e ordenado da economia digital.

    “Os países desenvolvidos devem acomodar plenamente as dificuldades e preocupações especiais dos países em desenvolvimento, cumprir seus compromissos de financiamento climático e fornecer tecnologia, capacitação e outros apoios aos países em desenvolvimento”, disse.

    O presidente afirmou ainda que a China se esforçará para atingir o pico de suas emissões de CO2 antes de 2030 e alcançar a neutralidade de carbono antes de 2060.

    “A China honrará suas palavras com ações e trabalhará com todos os países para buscar um caminho de desenvolvimento sustentável, de baixo carbono e verde, disse.

    *Com informações da Xinhua News.