Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    G20: Biden critica falta de compromisso da China e Rússia em ações pelo clima

    Reunião da cúpula do G20 foi encerrada na manhã deste domingo (31), em Roma

    Anna Gabriela Costada CNN*

    em São Paulo

    Em entrevista coletiva após encontro do G20, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou a falta de compromisso da China e da Rússia na cúpula em concordar com iniciativas significativas de mudança climática. A reunião do G20 foi encerrada na manhã deste domingo (31), em Roma.

    “A decepção está relacionada ao fato de que a Rússia, incluindo não apenas a Rússia, mas a China, basicamente não apareceram em termos de nenhum compromisso para lidar com a mudança climática. Eu me decepcionei, mas o que fizemos, aprovamos um número das coisas aqui para acabar com os dias de subsídio do carvão “, disse Biden.

    A cúpula dos líderes do Grupo dos 20 terminou com um acordo sobre o clima que compromete seus países membros a encerrar o financiamento do carvão até o final do ano, e visa conter o aquecimento global a 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais.

    “Problemas climáticos são questões permanentes”, destacou Biden.

    “Fizemos muitos progressos, tenho orgulho de apoiar o avanço global sobre multinacionais, em vez de os países competirem para buscarem investimentos, isso estabelece um exposto global mínimo de 15%. Nesse período em Roma, alguns de vocês têm checado a situação dos trabalhadores nos EUA; trabalhamos a questão do abastecimento e a crise de abastecimento de suprimentos, para ter acesso aos produtos que precisamos, de carros a sapatos”, acrescentou o presidente norte-americano.

    Biden também falou sobre a força de seu compromisso com a mudança climática nos Estados Unidos, enquanto seu plano Build Back Better e seus projetos de infraestrutura ainda precisam ser aprovados no Congresso.

    “Acredito que aprovaremos meu plano Build Back Better e acredito que aprovaremos a conta de infraestrutura. Combinados, eles têm US $ 900 bilhões em resistência climática e em lidar com o clima e resiliência e é o maior investimento na história do mundo que já ocorreu e vai passar na minha opinião, mas veremos ”, disse o presidente.

    (Com informações de Angela Dewan, da CNN)