Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Furacão Milton: Mais de 30 mil moradores da Flórida estão em abrigos, diz governador

    DeSantis afirmou que abrigos no estado têm espaço para mais de 200 mil indivíduos

    Andy Roseda CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='11000188' html_id_prefix='featured_' ]

    Milhares de moradores da Flórida estão em abrigos públicos contra tempestades devido ao furacão Milton, de acordo com o governador Ron DeSantis na tarde desta quarta-feira (9).

    “Temos mais de 30 mil indivíduos [em abrigos], mas temos espaço para mais de 200 mil indivíduos”, destacou DeSantis.

    O governador afirmou que há aproximadamente 150 abrigos estaduais e locais na região. Pelo menos um abrigo em cada condado sob ordem de desocupação aceita animais de estimação, acrescentou DeSantis, e pelo menos um em cada condado pode acomodar pessoas com necessidades especiais.

    Para encorajar pessoas relutantes em deixarem suas casas, o governador declarou que muitos abrigos estão equipados com Wi-Fi conectado a sistemas de internet Starlink, para que, assim, todos possam permanecer conectados.

    “Olha, não é o Four Seasons (hotel)”, descontraiu DeSantis, “mas há algumas coisas lá que tornarão o espaço tolerável para conseguir passar pelas próximas 24 a 36 horas”.

    Intensificação rápida quase sem precedentes

    O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.

    Atualmente, ele está na categoria 3 e teve rota atualizada, podendo chegar à Flórida às 23h desta quarta-feira (9), no horário local.

    Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.

    O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.

    Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.

    As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.

    Tópicos