Furacão Lee provoca alertas de tempestades tropicais em região costeira dos EUA
Grande parte da costa da Nova Inglaterra, bem como o Canadá, estão ameaçadas pelo fenômeno no até o próximo fim de semana, segundo Centro Nacional de Furacões nos EUA
Os alertas de furacões e tempestades tropicais estão agora em vigor em grande parte da costa da Nova Inglaterra, nos EUA, já que o furacão Lee ameaça atingir partes da região, bem como o lado do Atlântico do Canadá, no final desta semana e no fim de semana.
“Condições de furacão, chuvas fortes e inundações costeiras são possíveis em partes do leste do Maine no sábado”, disse o Centro Nacional de Furacões nos EUA. Um alerta de furacão foi emitido para aquela área, disse.
A governadora do Maine, Janet Mills, pediu na quarta-feira (13) aos residentes que “tenham cautela e tomem medidas de bom senso para garantir que tenham tudo o que precisam para permanecerem seguros à medida que a tempestade se aproxima”.
O centro de furacões também alertou que há potencial para “inundações de tempestade com risco de vida” em partes do sudeste de Massachusetts, incluindo Cape Cod e Nantucket na noite de sexta e sábado. Um alerta de tempestade foi emitido lá.
Veja também: Furacão Lee volta a ganhar força no Atlântico
Um alerta de furacão foi emitido de Stonington, Maine, até a fronteira entre EUA e Canadá, bem como para partes de New Brunswick e Nova Escócia. Um alerta de tempestade tropical também foi emitido para grande parte da costa da Nova Inglaterra, acrescentou o centro.
Os ventos do furacão Lee podem chegar já na noite de sexta-feira em partes da Nova Inglaterra e na costa atlântica canadense.
A enorme tempestade, que foi classificada como um furacão de categoria 2 na noite de quarta-feira, estava centrada a cerca de 555 km ao sul-sudoeste das Bermudas, de acordo com um aviso das 23h00 (horário local) do centro do furacão. A tempestade teve ventos máximos sustentados de 168 km/h.
Um alerta de tempestade tropical permanece em vigor nas Bermudas antes do encontro de Lee com a ilha nesta quinta-feira (14). Espera-se que as Bermudas sintam condições de tempestade tropical hoje, disse o centro.
“Na previsão, o centro de Lee passará a oeste das Bermudas na quinta e quinta à noite e depois se aproximará da costa da Nova Inglaterra e do Atlântico Canadá na sexta e no sábado”, acrescentou.
Ventos fortes por centenas de quilômetros
Lee irá enfraquecer, mas os impactos da tempestade além do seu centro serão significativos devido ao seu tamanho colossal, que cresceu consideravelmente desde o fim de semana. Os ventos com força de furacão estendem-se até 297,729 km do centro, e os ventos com força de tempestade tropical estendem-se até 426 km.
É por isso que uma tempestade mais fraca não é menos perigosa. Uma tempestade maior tem o potencial de impactar uma área mais ampla, aumentando a probabilidade do furacão afetar a Nova Inglaterra.
A região alagada é particularmente suscetível a danos causados por ventos fortes e chuvas adicionais.
“É dramático e acho intimidante para qualquer pessoa, qualquer área costeira que possa ser afetada pela tempestade”, disse o Tenente Comandante Josh Rannenberg, que está sobrevoando próximo ao furacão Lee, na noite de quarta-feira.
“Normalmente, quando um grande furacão, pelo que vi, atinge o continente, muitos dos danos graves podem ser localizados. Quando uma tempestade se espalha desta forma, pode ser intimidante, no sentido de que os danos serão muito mais generalizados.”
Independentemente da sua trajetória exata, espera-se que os impactos da tempestade sejam generalizados na Nova Inglaterra, mesmo que não chegue ao continente.
“Devido ao grande tamanho de Lee, os perigos se estenderão para bem longe do centro e haverá pouco ou nenhum significado sobre exatamente onde o centro atinge a costa”, disse o Centro Nacional de Furacões.
O solo de grande parte da Nova Inglaterra já está encharcado. As chuvas em partes de Massachusetts e New Hampshire estão mais de 300% acima das quantidades normais nas últimas duas semanas, de acordo com dados do serviço meteorológico.
Inundações destrutivas já ocorreram em partes de Massachusetts no início desta semana.
Mais chuvas esta semana antes do furacão Lee irão preparar o ambiente para inundações repentinas, então mesmo quantidades moderadas de chuva podem ser perigosas.
A combinação de rajadas de vento com força de tempestade tropical e solo saturado também derrubará árvores com mais facilidade, especialmente porque as árvores em toda a Nova Inglaterra ainda estão com todas as folhas. Isto aumenta o risco de um maior número de cortes de energia em toda a região.
Enquanto isso, ondas perigosas estão afetando a costa sudeste dos EUA, da Flórida até as Carolinas. O risco de correntes de retorno agora abrange a costa leste, da Flórida até a costa de Massachusetts.
(Eric Zerkel, da CNN, contribuiu para este texto)