Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Furacão Lee começa a provocar ondas perigosas na Costa Leste dos EUA

    Furacão está na categoria 3, a 500 quilômetros ao norte das Ilhas Leeward, no norte do Caribe

    Furacão Lee pode impactar novas áreas dos EUA nesta semana
    Furacão Lee pode impactar novas áreas dos EUA nesta semana NOAA

    Taylor WardJason Hannada CNN

    https://www.youtube.com/watch?v=wwbXdD0H-wc

    O furacão Lee começou a provocar ondas perigosas e correntes de retorno para partes da Costa Leste dos Estados Unidos na noite do domingo (10). Espera-se que mais partes da região sejam impactadas nos próximos dias à medida que a tempestade sobe o Atlântico, dizem os meteorologistas.

    A tempestade de categoria 3, com ventos máximos de 190 km/h, está a cerca de 500 quilômetros ao norte das Ilhas Leeward, no norte do Caribe, e seguiu para noroeste, disse o Centro Nacional de Furacões.

    A poderosa tempestade, que tem oscilado em intensidade ao longo do seu tempo sobre o Atlântico, pode tornar-se categoria 4 na manhã desta segunda-feira (11), antes de oscilar novamente no final da semana, disseram os meteorologistas.

    Ainda é muito cedo para determinar o caminho de longo prazo de Lee para o final desta semana e quão significativos poderão ser os impactos para os estados do nordeste dos EUA, Bermudas e Canadá.

    A tempestade já gera ondas que afetavam muitas das ilhas do Caribe, como as Ilhas Virgens Britânicas e Americanas, Porto Rico, Hispanola (que engloba Haiti e República Dominicana), Turcas e Caicos, Bahamas e Bermudas. Essas ondas correntes de retorno e oferecer risco de vida, disse o centro de furacões no domingo.

    “Ondas perigosas e correntes de retorno começaram a atingir partes do sudeste da costa leste dos EUA e devem piorar e se espalhar para o norte ao longo de grande parte da costa leste dos EUA durante os próximos dias”, disse o centro de furacões.

    A tempestade ficou maior — embora não mais forte — na noite de domingo. Os ventos com força de furacão se estenderam até 120 km do centro por volta das 23h (horário do leste dos EUA), disse o órgão — acima dos 70 km registrados seis horas antes.

    No meio da semana, espera-se que Lee faça uma curva para o norte, provavelmente movendo-se entre as Bermudas e a costa leste dos EUA no final desta semana.

    Lee, que era uma tempestade de categoria 1 na quinta-feira (7), intensificou-se com velocidade excepcional para o status de categoria 5 à medida que se movia para oeste através do Atlântico, mais do que dobrando a velocidade do vento para 265 km/h em apenas um dia.

    O cisalhamento vertical do vento e um ciclo de substituição da parede do olho — um processo que ocorre com a maioria dos grandes furacões de longa duração — levaram ao enfraquecimento da tempestade, disse o centro de furacões.

    Veja também: Furacão Idalia atinge a Flórida com ventos de 200 km/h

    Com informações de Mary Gilbert e Dave Hennen

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original