O furacão Ian é agora um furacão de categoria 2 com ventos máximos de 168 km por hora, movendo-se para nordeste a 12 km por hora, de acordo com a atualização dada noite desta quarta-feira (28) do National Hurricane Center.
O centro da tempestade estava a 136 km a sudoeste de Orlando, no mesmo estado. Na noite de quarta, o aeroporto de Punta Gorda mediu uma rajada de vento de 172 km por hora.
“Ian continua a atacar a península da Flórida com tempestades catastróficas, ventos e inundações”, observou o centro de furacões.
De acordo com Cody Fritz, especialista em tempestades do National Hurricane Center, a onda de tempestades no oeste da Flórida provavelmente atingiu o pico, mas os níveis de inundações estavam altos na noite desta quarta.
À medida que o furacão Ian se movia pela Flórida, a maré de tempestade ao longo da costa oeste começava a diminuir, de acordo com Fritz, especialista em maré de tempestade do National Hurricane Center.
“Os picos provavelmente ocorreram porque a tempestade enfraqueceu e continua a se mover para o interior”, disse ele.
No entanto, Cody alertou que os níveis de inundações vão levar um tempo para diminuir.
“Ainda há bastante fluxo terrestre ao longo da costa, mantendo os níveis de água elevados, portanto, embora os valores de pico de pico diminuam aqui em relação ao valor anterior, ainda espero que as águas subam por um tempo e a necessidade de manter os alertas de tempestades”, afirmou.