Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Furacão Hanna chega ao Texas; tempestades ameaçam Havaí e Caribe

    Regiões ficam em alerta para o furacão Hanna, no Golfo do México; o furacão Douglas, no Oceano Pacífico; e a tempestade tropical Gonzalo, no Atlântico

    Madeline Holcombe e Amir Vera, , da CNN

    Três sistemas de tempestade separados ameaçam os Estados Unidos e o Caribe neste fim de semana.

    São o furacão Hanna no Golfo do México, o furacão Douglas no Oceano Pacífico e a tempestade tropical Gonzalo no Atlântico. Saiba a situação de cada uma no início da madrugada deste domingo (26).

    Leia também:
    Coreia do Norte anuncia ‘primeiro caso suspeito’ de Covid-19 no país

    Cientista chinesa é detida após se refugiar em consulado em São Francisco

    Furacão Hanna

    Hanna chegou a Padre Island, Texas, sábado às 17h (horário local, 19h no horário de Brasília), de acordo com o National Hurricane Center.

    Hanna, o primeiro furacão da temporada no Atlântico, sustentou ventos de mais de 130 km/h, tornando-o um furacão de categoria 1 de alto nível.

    A tempestade passou por uma rápida intensificação no sábado, o que significa que sua velocidade máxima do vento aumentou nas últimas 24 horas.

    O governador Greg Abbott decretou estado de desastre para 32 municípios do Texas no sábado e solicitou medidas de emergência ao governo federal, com o objetivo de obeter “assistência pública, assistência financeira direta e assistência para mitigação de riscos”.

    Um alerta de furacão está em vigor para Port Mansfield até Mesquite Bay. E um alerta de tempestade – significando a possibilidade de surtos de água do litoral é possível – está em vigor de Port Mansfield a Sargent.

    Tempestades são possíveis em algumas áreas, incluindo a Baía de Corpus Christi. Chuvas fortes são esperadas no sul do Texas e nos estados mexicanos de Coahuila, Nuevo Leon e Tamaulipas até domingo à noite.

    São esperadas cerca de 10 a 15 cm de chuva nas costas do Texas e da Louisiana.

    Um furacão no Atlântico nesta época do ano está um pouco adiantado. O primeiro furacão do Atlântico normalmente não se forma até cerca de duas semanas até agosto.

    Hanna é o primeiro furacão a atingir o Texas no mês de julho desde o furacão Dolly em 2008.

    Danos estruturais significativos foram relatados em Port Mansfield, cerca de 100 quilômetros ao norte da fronteira do Texas com o México, de acordo com o escritório do Serviço Nacional de Meteorologia de Brownsville.

    Rajadas de vento de 83 mph foram relatadas na área e rajadas de 130 km/h foram registradas na parede ocular ocidental da tempestade pela observação Ricon Del San Jose, de acordo com o serviço meteorológico.

    A juíza do condado de Nueces, Barbara Canales, disse a repórteres no sábado que as autoridades estavam “altamente preocupadas” com as tempestades. Ela pediu que os residentes nas partes oeste e norte do condado permaneçam dentro de casa.

    “Sabemos que essas são áreas que historicamente tiveram problemas de inundação e drenagem e, portanto, a melhor coisa que você pode fazer para se preparar para a tempestade à medida que se aproxima é ficar parado”, disse ela.

    Abbott disse que a resposta à tempestade é complicada pela pandemia de coronavírus em andamento. Durante um furacão, as pessoas normalmente se abrigam com familiares e amigos e se reúnem como comunidades em resposta a uma tempestade, disse ele.

    “Essa união continuará a fornecer a capacidade de o Covid-19 transmitir de uma pessoa para outra”, disse Abbott, acrescentando que “não podemos permitir que esse furacão leve a um evento mais catastroficamente mortal, estimulando a disseminação adicional do Covid-19”. isso pode levar a mortes “, acrescentou.

     

    Furacão Douglas

    O furacão Douglas está se aproximando do Havaí, mas deve enfraquecer antes de chegar à cadeia de ilhas neste fim de semana.

    Douglas atingiu o pico como uma tempestade de categoria 4 no início da sexta-feira e agora é uma tempestade de categoria 2 com ventos de 170 km/h. Espera-se que o enfraquecimento constante continue nas próximas 36 horas à medida que se aproxima do Havaí.

    “As tendências recentes dos modelos indicam uma mudança para o norte do caminho do furacão. Independentemente de sua trilha exata e se faz um landfall direto, ainda são previstos impactos severos nas ilhas, já que as ameaças se estendem muito para longe do centro de tempestades”, disse à CNN. o meteorologista Derek Van Dam.

    “Os ventos das forças de furacão se estendem a 40 km do centro e os ventos das tempestades tropicais se estendem por até 105 km, o que significa que não precisa ser um destino direto para ter sérias conseqüências”.

    Quando Douglas chegar à cadeia da ilha no sábado à noite ou no domingo de manhã, provavelmente será um furacão de categoria 1 ou uma forte tempestade tropical, disseram os meteorologistas.

    Um alertade furacão está em vigor para todo o Havaí, exceto a ilha de Kaua’i.

    O presidente Donald Trump aprovou uma declaração de emergência para o Havaí antes do furacão Douglas, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

    A declaração autoriza a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências a fornecer “assistência aos municípios do Havaí, Kauai e Maui e à cidade e condado de Honolulu”, afirmou o comunicado.

    A Hawaiian Airlines cancelou todos os voos da ilha vizinha no domingo e selecionou vôos no domingo à noite entre Honolulu e Maui e a ilha do Havaí, de acordo com um comunicado.

    Douglas trará a ameaça de inundações repentinas e deslizamentos de terra, juntamente com ventos fortes que podem causar falta de energia e ondas danosas.

    A tempestade também criará grandes ondas que provavelmente causarão ondas de risco e afetarão as condições atuais por vários dias.

    Tempestade Tropical Gonzalo

    A tempestade tropical Gonzalo deve passar pelas ilhas Windward, no Caribe, trazendo fortes chuvas e ventos fortes para as ilhas.

    Não se espera mais que Gonzalo tenha impacto nas ilhas maiores das Índias Ocidentais – incluindo Trinidad, Tobago, Barbados, Martinica e Santa Lúcia – como uma forte tempestade tropical ou furacão de Categoria 1, mas como uma tempestade tropical mais fraca.

    “As condições da tempestade tropical Gonzalo têm sido menos do que ideais para sua sobrevivência. Embora os ventos fortes e os fortes aguaceiros afetem hoje as ilhas de barlavento, a tempestade está combatendo o ar seco desde o seu início. Devemos ver seu eventual desaparecimento “, disse Van Dam.

    Gonzalo deve enfraquecer e se dissipar no início da próxima semana, enquanto se desloca pelo sul do Caribe.

    Tópicos