Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Furacão Beryl deixa destruição na Jamaica e segue em direção ao México

    Pelo menos oito pessoas morreram no Caribe e na Venezuela

    Da CNN

    O furacão Beryl seguia a sudeste das Ilhas Cayman na manhã desta quinta-feira (4) como uma tempestade de categoria 3 depois de atingir a Jamaica e outras ilhas do Caribe, matando pelo menos oito pessoas e danificando casas.

    Espera-se que Beryl traga tempestades perigosas e ondas prejudiciais nas Ilhas Cayman da noite desta quinta para sexta-feira (5).

    Confira as últimas atualizações:

    O furacão Beryl está cerca de 170 quilômetros a sudeste de Grand Cayman. Embora seja esperado algum enfraquecimento nos próximos dois dias, a tempestade ainda está prevista para atingir ou se aproximar da intensidade de um grande furacão quando passar pelas Ilhas Cayman, disse o Centro Nacional de Furacões. A previsão é que Beryl continue sendo um furacão até atingir a península de Yucatán, no México, na sexta-feira.

    O furacão danificou estruturas em todo o Caribe, incluindo o telhado do Aeroporto Internacional Norman Manley, na Jamaica. Uma mulher morreu na paróquia de Hanover, na Jamaica, na quarta-feira (3), depois de uma árvore ter caído sobre a sua casa. Na Venezuela, pelo menos três pessoas morreram, três morreram em Granada e uma pessoa morreu em São Vicente e Granadinas.

    As águas oceânicas anormalmente quentes que facilitaram a intensificação do furacão mostram que esta temporada estará longe do normal devido ao aquecimento global causado pela poluição por combustíveis fósseis. Beryl é um exemplo de como as nações em desenvolvimento sofrem os piores efeitos das alterações climáticas, que estão provocando desastres naturais mais frequentes e extremos, alertou o primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness.

    Um estudo de 2022 mostrou que 55 das economias mais vulneráveis ​​do mundo já sofreram perdas e danos superiores a 500 bilhões de dólares nas últimas duas décadas devido à crise climática.

    Holness disse acreditar que o país está agora entrando na “segunda fase deste desastre” e nos esforços de resposta depois que Beryl despejou chuva e trouxe ventos destrutivos para a ilha na quarta-feira, danificando a infraestrutura costeira e deslocando residentes. Ele disse que o país continua cauteloso de que chuvas fortes ainda possam gerar inundações e deslizamentos de terra. Um alerta de enchentes está em vigor na Jamaica.

    Enquanto isso, as autoridades em partes do sul do Texas estão se preparando para os possíveis impactos de Beryl no fim de semana, distribuindo sacos de areia e pedindo que alguns moradores deixem suas casas voluntariamente.

    Tópicos