Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    França precisa se preparar para corte total no gás russo, diz Macron

    Fornecimento de gás natural na Europa está afetado desde a invasão da Ucrânia pela Rússia

    Da CNN Espanhol

    O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu aos franceses “sobriedade coletiva para estar em condições de consumir menos” diante da escassez de gás, em uma entrevista ao vivo de 40 minutos do jardim do Eliseu após o tradicional desfile do Dia da Bastilha nesta quinta-feira (14).

    “Estamos na chamada guerra híbrida. Portanto, a energia não é consequência de nossas sanções. A Rússia usa energia como usa comida, na verdade, como arma de guerra”, disse ele.

    Macron continuou explicando que “pedirá às administrações públicas, grandes grupos e todos que puderem, que elaborem um plano agora, neste verão”, para reduzir o consumo geral e economizar no gás.

    “Acho que hoje precisamos nos preparar para um cenário em que teremos que ficar totalmente sem gás russo”, disse Macron à repórter da France 2 Caroline Roux e à repórter do TF1 Anne-Claire Coudraix.

    “Este cenário não é teórico. É um cenário muito difícil e devemos nos preparar para isso.”

    Falando da guerra na Ucrânia, Macron disse que “todos devemos nos preparar para o fato de que vai durar”, acrescentando que o verão e o início do outono serão “certamente muito difíceis”.

    Macron também tentou tranquilizar os franceses, dizendo que “atualmente estamos reabastecendo nossas reservas para ter quase 100% de nossas reservas de volta até o outono, vamos conseguir”, reiterando também que a França “não é muito dependente do gás russo”.

    Tópicos