Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    França avalia tomar medidas contra colonos judeus na Cisjordânia

    Iniciativa também é considerada pela União Europeia após casos de violência contra palestinos na região, em meio à guerra entre Israel e Hamas

    Igreja da Natividade, em Belém, na Cisjordânia
    Igreja da Natividade, em Belém, na Cisjordânia 09/12/2023REUTERS/Lucy Marks

    Chris LiakosClaudia Collivada CNN

    Paris

    A França está considerando tomar medidas contra alguns “colonos extremistas” na Cisjordânia, disse a ministra das Relações Exteriores francês nesta terça-feira (19).

    Durante uma coletiva de imprensa com o secretário britânico de relações exteriores, David Cameron, Catherine Colonna condenou a violência cometida por colonos judeus contra palestinos na Cisjordânia e pediu ação de Israel.

    “Vi com meus próprios olhos a violência cometida por certos colonos extremistas na Cisjordânia. Não é apenas lamentável, é inaceitável”, disse Colonna.

    A ministra acrescentou que a França está avaliando tomar certas “medidas” contra “alguns” desses colonos e que está trabalhando em sanções a nível europeu.

    Na semana passada, o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, disse que o bloco estava trabalhando na imposição de sanções contra “colonos extremistas na Cisjordânia”, sem fornecer mais detalhes.

    No início deste mês, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, anunciou uma nova política de vistos para evitar que “indivíduos possam estar envolvidos em minar a paz, a segurança ou a estabilidade na Cisjordânia” venham para os Estados Unidos. A política se aplicaria a israelenses e palestinos que são responsáveis por ataques na Cisjordânia, disse Blinken.

    Na segunda-feira (18), o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, apareceu em uma coletiva de imprensa conjunta com o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, e pediu o fim dos ataques de colonos extremistas contra palestinos.

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original