Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Forças russas tentam tomar vilarejo ucraniano a 30 km de Kharkiv

    Movimento acontece em meio a avanço de Moscou para conquistar segunda maior cidade da Ucrânia

    Da Reuters , em Moscou

    As forças russas estão se preparando para tentar tomar um vilarejo chamado Lyptsi, localizado a cerca de 30 km ao norte de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, de acordo com um funcionário russo citado pela agência de notícias estatal russa RIA.

    A Rússia na semana passada abriu uma nova frente na guerra da Ucrânia, avançando rapidamente para a região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, com pequenos grupos de unidades móveis, um movimento que forçou a Ucrânia a mobilizar mais tropas de outras áreas.

    O presidente Volodymyr Zelensky adiou todas as suas viagens ao exterior, já que a situação do campo de batalha da Ucrânia continuou a se deteriorar nesta quinta-feira (16) e Kiev disse que os combates estavam acontecendo na cidade fronteiriça nordeste de Vovchansk, na região de Kharkiv.

    “A cidade mais importante, que agora está à beira da libertação completa, é, sem dúvida, Volchansk”, disse Vitaly Ganchev, um funcionário russo instalado na Ucrânia, à televisão estatal russa, informou a RIA.

    Ele disse que as tropas russas se aproximam do vilarejo de Lyptsi, em uma das principais rotas rodoviárias para Kharkiv.

    “Em seguida haverá a tomada de Lyptsi – nossos soldados já estão nos arredores. O trabalho está começando, a aviação e a artilharia estão trabalhando constantemente, eles não param”, disse Ganchev.

    Os militares ucranianos disseram nesta quinta-feira (16) que seus movimentos defensivos forçaram as tropas russas a reduzir o ritmo da ofensiva no norte da região de Kharkiv.

    Tópicos