Forças israelenses cercam últimos redutos do Hamas no norte de Gaza, diz ministro da Defesa
Yoav Gallant destacou que batalhões do grupo armado estão se desfazendo
As tropas israelenses estão cercando os dois últimos redutos do Hamas no norte da Faixa Gaza, segundo o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant.
Ele afirmou que os batalhões do Hamas nas áreas de Jabalya e Shejaiya estão “à beira do desmantelamento. A quantidade de pessoas que se rendem e que saem desses lugares nos mostra o que está acontecendo”.
Gallant também destacou que os combatentes do grupo radical islâmico que se renderam pontuaram que faltam armas e alimentos.
“Estamos perto de um ponto de ruptura no norte da Faixa de Gaza. Qualquer um que preferir se render, como centenas já fizeram, pouparemos sua vida”, comentou a autoridade, apelando à rendição dos combatentes restantes do Hamas.
O ministro fez comentários semelhantes na sexta-feira (8) sobre o progresso dos militares israelenses, quando disse ter visto sinais de que o Hamas está “à beira do colapso em Gaza”.
Além disso, as Forças de Defesa de Israel (FDI) e a Agência de Segurança de Israel (ISA) anunciaram que mais de 500 combatentes do Hamas e da Jihad Islâmica foram detidos no mês passado “e transferidos para interrogatório adicional pela ISA e pela Unidade 504”, referindo-se a uma unidade de inteligência do exército israelense.
Desde o fim da pausa nos combates, há pouco mais de uma semana, cerca de 140 integrantes do Hamas e da Jihad Islâmica foram detidos na Faixa de Gaza, segundo as FDI.
Pela primeira vez, os militares de Israel também publicaram fotografias de supostos combatentes que se renderam.
Ao contrário de uma série de vídeos que surgiram na semana passada de homens aparentemente rendidos às forças israelenses, que os mostravam apenas de roupa íntima, as duas fotografias publicadas nesta segunda-feira mostravam homens totalmente vestidos.