Força-tarefa da Casa Branca contra coronavírus deve ser esvaziada em 20 dias
De acordo com o vice-presidente Mike Pence, governo está considerando desmontar equipe por volta do Memorial Day
A força-tarefa da Casa Branca contra o coronavírus deve começar a ser esvaziada neste mês, um funcionário da administração disse à CNN nesta terça-feira (5).
Segundo ele, a equipe será desmontada por volta do Memorial Day [O Dia de Finados americano, comemorado em 25 de maio]. “Continuaremos a ter especialistas aconselhando o presidente Donald Trump diariamente”, declarou.
A ação anularia o ponto mais nevrálgico da resposta federal à pandemia. O funcionário disse à CNN que membros da força-tarefa ainda estariam presentes em diálogos com governadores e empresários, visto que a Casa Branca reconhece que os líderes querem o parecer dos médicos ao reabrirem seus estados e negócios.
O anúncio chega em um dia em que a quantidade de novos casos de Covid-19 se estabiliza nos EUA, de acordo com o levantamento feito pela Universidade Johns Hopkins. O país é o mais afetado pela pandemia no mundo, com mais de 1,2 milhão de casos confirmados e 71 mil mortes.
Um modelo de previsões criado pelo Instituto de Métricas e Avaliações em Saúde da Universidade de Washington prevê que o número de vítimas da doença deve dobrar até 4 de agosto, chegando a 134 mil. O número de mortes também tem aumentado conforme os governadores relaxam restrições de distanciamento social, incentivados por Trump.
Funcionários disseram que o fim da força-tarefa pode nunca ser anunciado oficialmente, e não há um grupo claro para substitui-lo, de acordo com o “Times”. Um outro funcionário da Casa Branca disse à CNN que isso não significa que os médicos estejam sendo “expulsos ou removidos da equação”.
De acordo com essa pessoa, a Casa Branca está movendo seu foco para a reabertura da economia e para “pôr os americanos de volta ao trabalho”. Essa alteração aconterá nas próximas semanas, e médicos como Deborah Birx e Anthony Fauci, que se tornaram figuras proeminentes nas entrevistas coletivas diárias sobre a evolução da doença, “ainda terão um papel de conselheiro importante” nesse processo.
“Os membros da força-tarefa continuarão a oferecer posicionamentos, mas o grupo não se reunirá com tanta frequência”, disse a fonte. “A força-tarefa sempre foi um arranjo temporário.”
O vice-presidente Mike Pence confirmou que o governo está discutindo sobre quando seria ideal desmontar a força-tarefa. Em uma entrevista coletiva pequena, à qual a CNN não foi convidada, Pence disse que a Casa Branca está considerando o período do Memorial Day e o começo de junho para começar a transição.
Uma outra pessoa familiar com o funcionamento da força-tarefa disse que a ideia do desmonte não foi de Trump, mas que ele não se opõe.
Trump está ansioso para reabrir o país e mandar uma mensagem para os mercados, uma vez que sua campanha estava contando com a economia para alavancá-lo nas eleições em novembro.