Florais, chapéus e trajes: entenda as cores e tradição na coroação de rei Charles III
Monarca chegou à abadia usando o Manto de Estado de veludo carmesim, usado por seu avô, o rei George VI, em sua coroação em 1937
De trajes tradicionais a adornos de cabeça marcantes, membros da realeza e convidados usaram uma variedade de roupas coloridas para a coroação do Rei Charles III do Reino Unido neste sábado (6), enchendo a Abadia de Westminster de Londres com uma mistura de tons e designs.
O monarca chegou à abadia usando o Manto de Estado de veludo carmesim, usado por seu avô, o rei George VI, em sua coroação em 1937, uma túnica de coroação carmesim e uma camisa de seda creme com calças navais reais.
Camilla usou o Manto de Estado feito originalmente para a falecida Rainha Elizabeth em sua coroação em 1953, sobre um vestido marfim enfeitado com bordados florais prateados e dourados e desenhado pelo costureiro britânico Bruce Oldfield.
Ambos trocarão de manto quando deixarem a Abadia.
O príncipe e a princesa de Gales, William e Catherine, usavam trajes e mantos sobre suas roupas, com o herdeiro do trono vestindo o uniforme cerimonial da guarda galesa e sua esposa usando uma peça de cabeça feita de prata e folhas de cristal em vez de uma tiara.
Ela e sua filha Charlotte usavam vestidos de crepe de seda marfim adornados com motivos bordados de rosas, cardos, narciso e trevos — em uma homenagem às quatro nações do Reino Unido, desenhados por Alexander McQueen, a mesma marca que Kate escolheu para seu vestido de noiva em 2011.
Os irmãos de Charles também usavam trajes tradicionais, enquanto suas sobrinhas — as princesas Beatrice, Eugenie, Zara e Lady Louise usavam vestidos ou casacos em fúcsia, azul e estampas florais, respectivamente.
Entre as celebridades convidadas estavam a atriz Emma Thompson, que também escolheu um motivo floral com um casaco vermelho adornado com desenhos de rosas e a cantora norte-americana Katy Perry, que se apresentará no concerto de coroação em Windsor no domingo, vestida com um conjunto de saia e blusa justa lilás com luvas combinando e um chapéu marcante.
As atrizes veteranas Maggie Smith e Judi Dench, que interpretou a Rainha Elizabeth I e a Rainha Vitória durante sua carreira, escolheram diferentes tons de azul para suas roupas, enquanto Joanna Lumley optou por um casaco marinho de gola branca com chapéu branco combinando.
Os cantores Nick Cave e Lionel Ritchie, que também se apresentarão no show de domingo, usaram ternos pretos de três peças, enquanto Stephen Fry acrescentou um toque de cor com um colete amarelo.
Havia roupas tradicionais de toda a Comunidade Britânica e os pares usavam mantos cerimoniais vermelhos.
Roupas coloridas também foram populares entre as primeiras-damas dos Estados Unidos e da França, Jill Biden e Brigitte Macron, vestidas de azul-claro e rosa claro, respectivamente, enquanto a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, escolheu um vestido e casaco de sálvia combinando.
Chapéus coloridos e marcantes em fúcsia, laranja e vermelho marcaram presença na cerimônia.