Finlândia prorroga fechamento da fronteira com Rússia até 14 de abril
Fronteira entre os dois países está fechada desde o final de 2023
O governo finlandês estenderá o fechamento das estações de cruzamento na fronteira com a Rússia até 14 de abril, informou o Ministério do Interior na quinta-feira (8).
A Finlândia fechou a fronteira oriental com a Rússia no final do ano passado em meio a um número crescente de chegadas de pessoas de países como a Síria e a Somália. O país acusou Moscou de enviar os imigrantes para a fronteira, uma alegação que o Kremlin negou.
As autoridades finlandesas têm evidências que indicam que mais imigrantes chegariam da Rússia se o governo suspendesse o fechamento, disse o Ministério do Interior na quinta-feira (8).
“Há pelo menos centenas, mas provavelmente milhares, de imigrantes perto do lado russo da fronteira esperando por uma oportunidade de continuar sua jornada para a Finlândia”, disse a ministra do Interior, Mari Rantanen, em um comunicado.
Ao todo, 1.323 solicitantes de asilo chegaram à Finlândia vindos da Rússia entre agosto e dezembro do ano passado, de acordo com a autoridade de fronteira finlandesa.
Em janeiro, a autoridade de imigração da Finlândia disse à Reuters que não havia conseguido localizar cerca de 160 dos imigrantes e que eles provavelmente haviam seguido para outro país europeu.