Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Filme de protesto pró-democracia em Hong Kong ganha prêmio no Oscar em chinês

    "Revolution of Our Times", de Kiwi Chow, foi eleito o melhor documentário e é dedicado ao povo de Hong Kong

    Documentário "Revolution of our times, do diretor Kiwi Chow
    Documentário "Revolution of our times, do diretor Kiwi Chow Divulgação / Cannes Film Festival

    Da Reuters

    Um documentário sobre protestos pró-democracia em Hong Kong ganhou um prêmio de destaque no Golden Horse Awards, a versão do Oscar para o mundo de língua chinesa, em Taiwan, no sábado (27).

    “Revolution of Our Times”, de Kiwi Chow, foi eleito o melhor documentário, gerando uma longa salva de palmas e gritos de apoio a Hong Kong por parte do público no evento em Taipei.

    Chow, que enviou uma mensagem pré-gravada de Hong Kong agradecendo o prêmio, dedicou o filme ao povo de Hong Kong, dizendo que esperava que a produção lhes trouxesse algum conforto.

    “Chorei muito quando produzi este filme; várias vezes me consolei com este filme, para expressar minha raiva, ódio, para enfrentar meu medo e trauma”, disse ele, com a voz embargada de emoção.

    O filme de Native Hongkonger Chow segue vários manifestantes e confrontos de documentos com a polícia durante as manifestações de 2019, e ele já havia dito à Reuters que esperava que o documentário ajudasse o movimento pró-democracia a viver. Ele foi exibido no Festival de Cinema de Cannes deste ano como uma adição surpresa.

    A China introduziu uma lei de segurança nacional abrangente para Hong Kong há mais de um ano para reprimir o que considera subversão, terrorismo e cumplicidade com forças estrangeiras.

    Desde então, cinemas, universidades e galerias de arte cancelaram exibições de obras relacionadas ao protesto. Os manifestantes conquistaram amplo apoio e simpatia em Taiwan, que é governada democraticamente.

    A China, que reivindica Taiwan como seu próprio território, em 2019 bloqueou a participação da indústria cinematográfica do país no Golden Horse Awards, fundado em 1962 e realizado anualmente em Taiwan.

    A ação de Pequim foi seguida de tumulto em 2018 na China e entre as estrelas chinesas na cerimônia de premiação, depois que o diretor taiwanês Fu Yue fez comentários em apoio à independência formal de Taiwan, uma linha vermelha para Pequim.

    (Texto traduzido, leia original em inglês aqui)