Filipinas acende alerta vermelho com a aproximação de supertufão Noru
Olho da tempestade, conhecida localmente nas Filipinas como Super Tufão Karding, estava chegando às Ilhas Polillo às 17h locais
Autoridades nas Filipinas estavam em alerta máximo neste domingo (25), quando o supertufão Noru começou a atingir as ilhas orientais do país em um caminho em direção à principal ilha de Luzon.
O olho da tempestade, conhecida localmente nas Filipinas como Super Tufão Karding, estava chegando às Ilhas Polillo às 17h locais, de acordo com uma atualização da Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA).
A tempestade tem ventos sustentados de 240 km/h, com rajadas de até 295 km/h, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center.
As autoridades emitiram anteriormente um alerta de emergência extremo quando a tempestade atingiu o status de supertufão no início da manhã deste domingo, horário local, depois de se intensificar repentinamente.
“O mais alto protocolo de preparação e resposta a emergências foi ativado na região metropolitana de Manila, Central Luzon, Calabarzon, Mimaropa e na região de Bicol”, disse o Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres.
Ele pediu ao público que tome cuidado, acrescentando que ventos fortes devem atingir as próximas 18 horas.
Espera-se que o tufão atinja a parte norte de Quezon ou a parte sul de Aurora à noite, disse a PAGASA em um boletim de televisão a cada hora ao vivo. Na época, disse que não descartava um desembarque nas Ilhas Polillo à tarde.
Escolas em várias cidades, incluindo Muntinlupa City e Aurora, suspenderam as aulas na segunda-feira, 26 de setembro, devido à tempestade que se aproxima.
De acordo com a CNN Weather, Noru agora tem ventos iguais a um furacão de categoria 5 nos EUA.
Espera-se que traga grandes ondas e tempestades, chuvas torrenciais e ventos superiores a 200 km/h para Luzon nas próximas 24 horas.
A PAGASA emitiu um sinal de alerta de nível quatro para as Ilhas Polillo, antecipando grandes danos que poderiam ser causados pela tempestade.
O alerta veio depois que a tempestade se intensificou rapidamente nas primeiras horas de domingo.
O Joint Typhoon Warning Center disse que passou de um tufão de 140 km/h para um supertufão de 250 km/h em apenas seis horas.
A PAGASA também emitiu alertas de nível dois e três para grande parte de Luzon, incluindo a região metropolitana de Manila.
Tempestade tropical Talas mata duas pessoas no Japão
Enquanto isso, autoridades no Japão disseram no domingo que duas pessoas morreram em deslizamentos de terra causados pela tempestade tropical Talas.
Uma pessoa está desaparecida depois que seu carro caiu em um rio, informou o governo da província de Shizuoka.
A prefeitura registrou a maior precipitação diária já registrada, incluindo uma precipitação recorde de 416,5 mm (mais de 16 polegadas) em Suruga-ku, cidade de Shizuoka, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.
Durante a chuva, a prefeitura pediu que 1.200.000 famílias – aproximadamente 3 milhões de pessoas – evacuassem.
Mais de 1.000 casas e um grande número de estradas na prefeitura foram inundadas, disse, acrescentando que várias pontes desmoronaram.
— Haley Brink da CNN contribuiu para esta reportagem