Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Filhote de rinoceronte branco nasce em zoológico nos Estados Unidos

    Sucesso de gravidez é sinal positivo para projeto que busca evitar a extinção dos rinocerontes brancos do sul

    Zoe Sottileda CNN

    Um bebê rinoceronte branco nasceu no zoológico de San Diego, nos Estados Unidos – e os conservacionistas esperam que seu nascimento possa sinalizar boas notícias para seus primos ameaçados de extinção.

    O filhote de rinoceronte sem nome nasceu em 6 de agosto para a mãe de primeira viagem Livia e o pai J Gregory, de acordo com um comunicado de imprensa do Zoológico de San Diego.

    O bebê está “saudável, confiante e cheio de energia”, diz a equipe do zoológico, acrescentando que “Lívia é uma excelente mãe, muito atenciosa e protetora de seu filho”.

    Existem duas subespécies de rinoceronte branco: do sul e do norte. O bebê é um rinoceronte branco do sul, listado como “quase ameaçado de extinção” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Existem cerca de 10.000 rinocerontes brancos do sul na natureza, de acordo com a IUCN.

    Mas é uma história muito diferente para os primos do norte, cuja população foi devastada pela caça ilegal de seus chifres e outras partes do corpo. Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte, um casal de mãe e filha que vive em uma reserva no Quênia. Nenhuma foi capaz de levar uma gravidez até o fim.

    É aí que entra Livia – a mãe do bezerro recém-nascido do Zoológico de San Diego. Sua gravidez bem-sucedida significa que ela pode ser candidata a carregar um embrião de rinoceronte branco do norte no futuro.

    “Livia está agora entre os rinocerontes fêmeas do Centro de Resgate de Rinocerontes Nikita Kahn que poderiam servir no futuro como barriga de aluguel para um embrião branco do norte”, diz o comunicado.

    A Iniciativa Rinoceronte Branco do Norte do Zoológico de San Diego espera usar tecnologia reprodutiva de ponta para tentar salvar a espécie à beira da extinção. A instituição também abriga o chamado zoológico congelado, um criobanco que armazena células reprodutivas e embriões de quase 1.000 espécies, incluindo 12 linhagens de rinocerontes brancos do norte.

    Algum dia, essas linhagens de células podem ser usadas para criar espermatozoides e óvulos de rinocerontes brancos do norte, levando a embriões que podem ser implantados em mães de aluguel como Lívia, diz o comunicado de imprensa.

    “Todos os nascimentos de rinocerontes são significativos”, acrescenta o zoológico.

    Tópicos