Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Filho de Biden se declarará culpado de contravenções fiscais e outras acusações, diz Departamento de Justiça dos EUA

    Hunter Biden fechou acordo com procuradores federais e também confessará que mentiu sobre uso de drogas ao comprar arma; casos envolvendo a família do presidente dos Estados Unidos pode interferir nas eleições de 2024

    Kara ScannellEvan PerezPaula Reidda CNN

    Hunter Biden, filho do presidente dos Estados Unidos Joe Biden, se declarará culpado de duas contravenções fiscais e fechou um acordo com promotores federais sobre uma acusação de porte de arma, informou o Departamento de Justiça nesta terça-feira (20) em documentos judiciais.

    O acordo judicial terá repercussão imediata nas eleições presidenciais de 2024.

    As acusações foram detalhadas em um processo criminal no Tribunal Distrital dos EUA em Delaware, onde o procurador dos EUA David Weiss, indicado por Donald Trump, conduz a investigação que já explorou alegações de lavagem de dinheiro, lobby estrangeiro e outras possíveis acusações.

    O advogado de Hunter Biden, Christopher Clark, disse em comunicado que o acordo com os promotores federais “resolverá” a longa investigação criminal do Departamento de Justiça sobre o filho do presidente.

    “Hunter assumirá a responsabilidade por dois casos de falha de contravenção em arquivar pagamentos de impostos quando devidos de acordo com um acordo judicial”, disse Clark. “Uma acusação de arma de fogo, que estará sujeita a um acordo de desvio pré-julgamento e não será objeto de acordo judicial, também será apresentada pelo Governo. Sei que Hunter acredita que é importante assumir a responsabilidade por esses erros que cometeu durante um período de turbulência e vício em sua vida. Ele espera continuar sua recuperação e seguir em frente”.

    Em um breve comunicado, a Casa Branca disse que os Bidens “amam seu filho”.

    “O presidente e a primeira-dama amam seu filho e o apoiam enquanto ele continua a reconstruir sua vida. Não faremos mais comentários”, disse o porta-voz da Casa Branca, Ian Sams.

    Trump criticou o acordo judicial de Hunter Biden no Truth Social.

    ‘Uau! O corrupto DOJ (Departamento de Justiça) de Biden acaba de esclarecer centenas de anos de responsabilidade criminal ao dar a Hunter Biden uma mera “multa de trânsito”. Nosso sistema está QUEBRADO!’

    As negociações para chegar a um acordo judicial se intensificaram nas últimas semanas. A equipe jurídica de Hunter Biden buscou uma reunião com o Departamento de Justiça em abril, à qual Weiss compareceu, e onde os advogados de Hunter Biden fizeram uma apresentação detalhando por que acreditam que Hunter Biden não deveria ser acusado. Parte de seu argumento incluía que Hunter Biden pagou os impostos devidos, incluindo multas.

    Um porta-voz de Weiss se recusou a comentar.

    Investigação de armas de fogo e cobranças fiscais

    Os promotores estavam examinando um incidente de 2018 no qual uma arma de fogo de Hunter Biden acabou jogada por sua então namorada em uma lixeira em Wilmington, disse uma pessoa informada sobre o assunto. Hunter Biden descreveu em entrevistas à mídia em 2021 que era viciado em drogas, o que levantou a possibilidade de ele ter infringido a lei federal ao comprar a arma de fogo.

    A lei federal proíbe a compra de armas de fogo por qualquer pessoa que use ou seja viciada em drogas ilegais e a CNN informou anteriormente que os promotores federais estavam avaliando possíveis acusações relacionadas a declarações falsas relacionadas à compra de armas.

    Hunter Biden disse anteriormente a associados que pagou contas de impostos pendentes e, de acordo com registros públicos, mais de $ 450.000 em penhoras estaduais em Washington, DC, foram levantadas em 2020 – uma indicação de que essas dívidas provavelmente foram pagas.

    Presidente dos EUA, Joe Biden, nega que tenha usado seu poder para interferir nas investigações / 09/05/2023 REUTERS/Kevin Lamarque

    Os investigadores, no entanto, continuaram a investigar a origem dos fundos que Hunter Biden usava para pagar seus impostos. E-mails para Hunter Biden que foram autenticados por um especialista forense da CNN mostram que em 2018 e 2019 as dívidas de Biden se acumularam, mesmo quando ele recebeu repetidos avisos de seu banco, seu contador e outros.

    Ele foi repetidamente avisado sobre suas obrigações fiscais, de acordo com os e-mails, mas seu advogado disse à CNN em julho de 2022 que aqueles anos foram tempos difíceis para Hunter Biden, devido a seus problemas de dependência. Clark disse que seu cliente já “pagou integralmente” suas dívidas fiscais do IRS.

    Enquanto isso, a Câmara controlada pelos republicanos tem examinado as transações financeiras de Hunter Biden e explorado o tratamento da investigação pelo Departamento de Justiça, bem como qualquer envolvimento de outros membros da família Biden em negócios no exterior.

    Os advogados de um denunciante do IRS que alega que existe interferência na investigação se reuniram com investigadores democratas e republicanos do Congresso para estabelecer as bases para o que seu cliente espera compartilhar com o Congresso, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

    O denunciante do IRS alegou ter informações que “contradizem o testemunho juramentado ao Congresso por um político sênior indicado”, de acordo com uma carta do advogado do denunciante. Esse nomeado político sênior foi Garland, disseram pessoas familiarizadas com o assunto à CNN.

    Um denunciante que trabalhou para o FBI também reclamou aos legisladores republicanos que o Departamento de Justiça não permitiria que agentes tomassem medidas investigativas mais agressivas na investigação de Hunter Biden.

    Os republicanos na Câmara ameaçaram prender o diretor do FBI, Christopher Wray, por desacato ao Congresso até que ele concordasse em deixá-los revisar um documento que resumia as alegações de um informante que alegou que Joe Biden trocou ações políticas em troca de milhões de dólares em pagamentos para sua família. . As alegações do informante não foram corroboradas pelos investigadores.

    Lutas pessoais

    As questões legais de Hunter Biden têm como pano de fundo os problemas pessoais que ele enfrentou, muitos dos quais ele abordou em suas memórias de 2021. Biden foi aberto sobre as lutas contra o vício em álcool e drogas. Seu casamento de 24 anos terminou em um divórcio em 2017 e sua ex-esposa o acusou de gastar muito em bebidas e clubes de strip. Em 2017, ele também admitiu um relacionamento com a viúva de seu falecido irmão Beau. Hunter Biden se casou novamente em 2019 e tem um filho com sua esposa, Melissa Cohen.

    Enquanto Trump tentava fazer de Hunter Biden o foco da campanha de 2020, Joe Biden disse que estava orgulhoso dos avanços que seu filho havia feito para lidar com o vício. Ele emitiu uma defesa semelhante em uma entrevista à CNN no ano passado, dizendo a Jake Tapper que estava “orgulhoso” de seu filho por ser direto sobre sua batalha contra o vício em drogas.

    “Este é um garoto que ficou – não um garoto, ele é um homem adulto – ele ficou viciado, como muitas famílias aconteceram, viciado em drogas. Ele superou isso. Ele estabeleceu uma nova vida”, disse Joe Biden.

    Depois de eleito, Joe Biden prometeu ficar fora das decisões do Departamento de Justiça do Ministério Público.

    “Não vou dizer a eles o que eles devem ou não devem fazer. Não vou dizer, processe A, B ou C”, disse Joe Biden, então presidente eleito, a Tapper em dezembro de 2020.

    “Esse não é o papel – não é o meu Departamento de Justiça. É o Departamento de Justiça do Povo.”

    Ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump quer usar os problemas de Hunter Biden nas eleições presidenciais / 27/04/2023 REUTERS/Brian Snyder

    O procurador-geral Merrick Garland disse a um painel do Senado em 2022 que “não haverá interferência” na investigação do DOJ sobre Hunter Biden e disse que o presidente “está comprometido em não interferir, não apenas nessa investigação, mas em qualquer outro tipo de investigação. ”

    Outras investigações sobre Hunter Biden

    Entre os assuntos sob escrutínio na investigação do Departamento de Justiça estava o esforço de Hunter Biden, depois que seu pai deixou a vice-presidência em 2017, para fechar um acordo com a CEFC China Energy para investir em projetos de energia nos EUA, segundo documentos divulgados pelos republicanos de dois comitês do Senado.

    O negócio acabou fracassando, de acordo com um relato que Hunter Biden deu em um perfil da New Yorker de 2019, e o executivo da empresa foi posteriormente detido pelas autoridades chinesas em meio a alegações de corrupção.

    Além disso, Hunter Biden foi brevemente o advogado do chefe de uma organização apoiada pelo CEFC, que mais tarde foi condenado por alegações de suborno ligadas ao CEFC.

    Durante o governo Obama, outros empreendimentos comerciais de Hunter Biden na China levantaram preocupações entre os funcionários da Casa Branca, de acordo com o The New Yorker, que relatou uma participação acionária que Hunter Biden assumiu em um fundo de investimento envolvendo parceiros americanos e chineses.

    Investigadores federais também examinaram anteriormente o trabalho de lobby de Hunter Biden, vinculado à Ucrânia. De interesse específico foi o trabalho que a empresa de lobby Blue Star Strategies fez com a Burisma, uma empresa de energia cujo conselho Hunter Biden atuou de 2014 a 2019, ganhando até US$ 50 mil (cerca de R$ 240 mil) por mês.

    Joe Biden disse que os negócios de seu filho relacionados à Ucrânia não tiveram influência em sua abordagem ao país como vice-presidente, quando liderou as iniciativas anticorrupção da Ucrânia para os Estados Unidos. E funcionários do Departamento de Estado que criticaram as atividades de Hunter Biden na Ucrânia disseram aos legisladores que isso não influenciou indevidamente a formulação de políticas, de acordo com transcrições de depoimentos no Senado.