Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fernández visitará o Brasil no final do mês

    Será a terceira visita que o presidente da Argentina fará ao país, dentro dos esforços para obter apoio financeiro para superar a profunda crise econômica

    Da CNN

    O presidente da Argentina, Alberto Fernández, fará uma visita oficial ao Brasil no final deste mês. Será a terceira vez que ele visitará o país desde o início do ano. As autoridades diplomáticas argentinas confirmaram a vinda para o próximo dia 26.

    Fernández veio ao Brasil em maio para uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O principal item da pauta foi um pedido ao governo brasileiro para que ajude a Argentina a enfrentar sua profunda crise econômica.

    Em declaração conjunta após o encontro, que durou cerca de quatro horas, o chefe de Estado brasileiro afirmou que fará “todo sacrifício” para ajudar o país vizinho. “Do ponto de vista político, me comprometi que vou fazer todo e qualquer sacrifício para que a gente possa ajudar a Argentina nesse momento difícil”, disse.

    Em seguida, já no final de maio, Fernández participou da cúpula de países da América do Sul, organizada pelo governo brasileiro.

    Além das três visitas de Fernández a Lula, houve ainda um encontro em janeiro, em que o presidente brasileiro foi a Buenos Aires.

    Crise e retirada de disputa para reeleição

    A Argentina enfrenta alta na inflação, com o índice chegando a 104,3% em março, na comparação anual. Em comparação com fevereiro, os preços estavam 7,7% maiores.

    O dado colocou o país no topo do ranking dos maiores índices de inflação entre os membros do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

    No final de abril, Fernández anunciou que não tentará se reeleger nas eleições gerais que serão realizadas na Argentina em outubro deste ano. Ele é um dos líderes mais próximos de Lula, tendo comemorado sua eleição no ano passado. Foi também o primeiro líder a se encontrar com o brasileiro após seu retorno ao poder.

    (Publicado por Fábio Mendes)

    Tópicos