Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fauci diz que os EUA estão saindo da fase de pandemia “completa”

    Conselheiro médico da Casa Branca afirmou que medidas restritivas devem acabar ainda neste ano no país

    Com aumento de casos devido à Ômicron, filas para testes da Covid-19 em Fort Lauderdale, na Flórida, nos EUA
    Com aumento de casos devido à Ômicron, filas para testes da Covid-19 em Fort Lauderdale, na Flórida, nos EUA Mike Stocker/Sun Sentinel/Tribune News Service via Getty Images

    Tasnim Ahmedda CNN

    O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, dr. Anthony Fauci, disse em entrevista nesta terça-feira (9) que espera que as restrições da Covid-19 terminassem em breve devido ao aumento das taxas de vacinação e mais opções de tratamento.

    “À medida que saímos da fase pandêmica da Covid-19, da qual certamente estamos saindo, essas decisões serão cada vez mais tomadas em nível local, em vez de decididas ou mandatadas centralmente”, disse Fauci, que é também o conselheiro médico chefe da Casa Branca, ao Financial Times.

    Embora as mortes por Covid-19 continuem estáveis ​​esta semana, dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA mostraram recentemente que as hospitalizações por Covid-19 caíram abaixo de 100.000 pela primeira vez em mais de um mês, com um rápido declínio de novos casos.

    Os comentários de Fauci indicam uma possível mudança na tomada de decisões para autoridades locais, em vez do governo Biden, já que as taxas de infecção continuam caindo após o aumento da Ômicron.

    Ele também disse ao Financial Times que acredita que o fim das restrições relacionadas à Covid, incluindo os mandatos de máscaras, provavelmente acontecerá este ano, com a ressalva de que elas podem ser restabelecidas temporariamente caso ocorram surtos.

    À medida que mais estados anunciam planos para suspender os mandatos de máscaras, a diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, dra. Rochelle Walensky, disse que os casos e hospitalizações ainda são muito altos para relaxar as recomendações da Covid-19.

    Embora Fauci não acredite que o vírus será erradicado, ele disse esperar que “estamos olhando para um momento em que temos pessoas suficientes vacinadas e pessoas suficientes com proteção contra infecções anteriores para que as restrições da Covid em breve sejam coisa do passado”.