Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fauci acredita que coquetel de anticorpos ‘fez diferença’ para melhora de Trump

    Imunologista se diz "cautelosamente otimista" sobre efeitos do tratamento Regeneron, ainda em testes, para evitar complicações da Covid-19

    De Shelby Lin Erdman, da CNN

    Imunologista reconhecido mundialmente e conselheiro da Casa Branca, Anthony Fauci disse que, embora não seja possível ter certeza antes da conclusão de testes científicos, em sua opinião a terapia experimental de anticorpos Regeneron “fez diferença” para Donald Trump combater os piores efeitos da Covid-19. O presidente americano teve alta hospitalar nesta segunda-feira (4).

    “Pode muito bem ter sido isso”, disse Fauci à CNN. Segundo ele, os cientistas estão “muito otimistas” sobre os anticorpos monoclonais como potencial tratamento para casos do novo coronavírus.

    “Já tivemos experiências com outras doenças”, apontou o imunologista.

    Leia também:
    Remdesivir, anticorpos, oxigênio e mais: o que se sabe do tratamento de Trump

    O que é o Regeneron, coquetel de anticorpos contra a Covid-19 que Trump tomou

    Coquetel contra Covid-19 usado por Trump tem custo elevado, diz infectologista

     

    “O anticorpo monoclonal da Regeneron foi um dos dois tipos de anticorpos que tiveram muito sucesso com o Ebola e o fato de ter tido sucesso com outra infecção viral muito grave nos deixou cautelosamente otimistas sobre o potencial dos anticorpos monoclonais de serem realmente algo muito, muito importante no tratamento de pacientes com Covid-19″.

    O coquetel da Regeneron ainda se encontra em fase de testes com humanos, mas pode ser dado a pacientes fora dos testes clínicos sob o programa de uso compassivo da Food and Drug Administration (FDA), a agência regulatória americana.

    “O presidente entendeu isso como um uso compassivo, e quer tenha sido isso que o deixou melhor ou não, tenho fortes suspeitas de que foi, mas obviamente você não pode provar isso até que faça uma série de estudos que comprovem que realmente funciona”, disse Fauci.

    “Pode ter sido que ele iria mudar (melhorar) naturalmente”, acrescentou. “Se você está me perguntando minha opinião, acho que fez a diferença.”

    Trump também recebeu várias infusões da droga antiviral remdesivir, bem como do esteroide dexametasona.

    Tópicos