Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fatores de risco de Trump inspiram maiores cuidados contra Covid-19, diz médico

    Presidente dos Estados Unidos tem 74 anos e está acima do peso

    Da CNN

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no sábado (2) que está se sentindo “muito melhor”, mas que os “próximos dias serão o verdadeiro teste” para o tratamento contra a Covid-19. 

    Em entrevista à CNN, o infectologista Renato Kfouri disse que o caso de Trump é delicado, pois há diversos fatores de risco presentes que podem agravar a doença. Com 74 anos, Trump é considerado acima do peso com IMC de 30,47, índice classificado pela Organização Mundial de Saúde como obesidade.

    “Indivíduos com mais de 65 anos respondem por 70% dos óbitos dos casos de Covid-19. Pelo menos 3 em cada 4 têm alguma doença crônica, um fator de risco: cardiovasculares, obesidade e diabetes são os mais frequentes”, disse o médico. 

    Kfouri ressaltou que não é comum casos de pessoas que têm alta hospitalar e, posteriormente, retornam com sintomas agudos da infecção. “A evolução para a cura costuma ser definitiva. Em geral, não há chances de piora pós alta.”

    Veja também:
    Próximas 48 horas de Trump serão críticas, diz chefe de gabinete da Casa Branca
    Pacote suspeito fecha rua em frente ao hospital onde Trump está internado
    Biden abre 10 pontos de vantagem depois que Trump foi diagnosticado com Covid-19

    O infectologista relembrou que a doença tem um período de incubação entre quatro e seis dias desde o surgimento dos sintomas. Nessa fase, segundo ele, é que pode ocorrer o agravamento ou não da Covid-19.

    “Geralmente, no final a primeira semana da doença é que começa a se delinear se o paciente está caminhando para curva de cura ou está piorando. A maioria dos indivíduos têm forma leve [da infecção]. Entre os sintomáticos, podemos ter essa progressão que, em geral, acontece na segunda semana de doença, entre sete e 10 começa a ter complicações.”