Família ucraniana é morta a tiros enquanto dormia em região ocupada pela Rússia
Nova pessoas, incluindo duas crianças, foram assassinadas por soldados russos, de acordo com a Ucrânia; autoridades russas afirmam que dois soldados foram presos pelos assassinatos
Uma família de nove pessoas, incluindo duas crianças pequenas, foi encontrada morta a tiros em sua casa, na cidade de Volnovakha, no leste da Ucrânia, ocupada pela Rússia, em um assassinato que provocou indignação na Ucrânia e desencadeou investigações por ambas as nações.
Imagens da Procuradoria da Região de Donetsk da Ucrânia mostraram uma horrível cena de assassinato de vários membros da família baleados enquanto estavam em suas camas, ainda abraçados, com respingos de sangue visíveis nas paredes.
A Ucrânia alega que a família foi assassinada pelas forças de ocupação russas após uma discussão, enquanto as autoridades russas afirmam que dois soldados russos foram presos pelos assassinatos.
Volnovakha está ocupada pelas forças russas desde março de 2022, após a invasão de Moscou ao seu vizinho no mês anterior.
Veja também: Zelensky vem ao Brasil para retomar holofote para causa ucraniana, diz especialista
A Procuradoria da região ucraniana de Donetsk disse que homens armados em “uniformes militares exigiram que a família que morava lá desocupasse a casa para acomodar uma unidade do exército russo” no início deste mês.
Quando o proprietário da casa recusou, “os agressores ameaçaram os seus familiares com violência física e foram embora”, informou o escritório na segunda-feira, com base em informações preliminares.
Dias depois, os homens armados voltaram e “dispararam contra todos os nove membros da família, que já estavam dormindo naquele momento”, disse a promotoria ucraniana.
“Uma investigação pré-julgamento foi iniciada em processos criminais por violação das leis e costumes de guerra”, afirmou.
Investigadores russos disseram que dois militares russos foram detidos na segunda-feira em conexão com o assassinato de nove pessoas em Volnovakha.
Os suspeitos identificados são “militares russos do Extremo Oriente servindo sob contrato”, afirmou em comunicado o Comitê de Investigação da Federação Russa para a chamada República Popular de Donetsk.
Uma investigação foi lançada em conexão com o “assassinato de nove moradores da cidade de Volnovakha, incluindo duas crianças, cujos corpos foram encontrados nas instalações de uma casa residencial privada com ferimentos de bala” em 28 de outubro, disse o comitê.
Os investigadores russos disseram que a avaliação inicial de que “o motivo do crime foi um conflito interno”.
“Os suspeitos foram detidos e encaminhados ao departamento de investigação, estão sendo realizadas com eles ações investigativas e processuais destinadas a apurar todas as circunstâncias do incidente, bem como a consolidação da base probatória”, afirmou a comissão.
Este mês, as forças ucranianas resistiram a uma nova ofensiva russa no leste da Ucrânia, enquanto as forças de Moscou atacavam áreas residenciais. A Ucrânia também ordenou a evacuação obrigatória de civis, especialmente de crianças, em áreas próximas das linhas de frente no leste e no sul.