Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ex-vice-presidente dos EUA, Mike Pence condena republicanos defensores de Putin

    Em reunião com principais doadores do partido, Pence disse que só há espaço para republicanos "defensores da liberdade" e não para "apologistas" do presidente russo

    O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence
    O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence Foto: Twitter/ Reprodução

    Gabby Orrda CNN

    O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, condenou na sexta-feira o que chamou de “apologistas” republicanos, que usaram linguagem positiva para descrever o presidente russo Vladimir Putin em meio à sua invasão da Ucrânia, de acordo com uma fonte que estava na sala enquanto Pence falava com os principais doadores do Partido Republicano.

    “Não há espaço neste partido para apologistas de Putin. Só há espaço para defensores da liberdade”, disse Pence.

    A linha recebeu aplausos de doadores reunidos para um retiro do Comitê Nacional Republicano em Nova Orleans, disse a fonte. O evento foi fechado para a imprensa.

    O discurso de Pence veio poucos dias depois que o ex-presidente Donald Trump descreveu Putin como “gênio” e “experiente” por lançar uma invasão em grande escala na Ucrânia, onde as baixas civis continuam a se acumular apesar da condenação global das ações do líder russo.

    De acordo com seus comentários preparados, que a fonte disse que não se desviou de sexta-feira, Pence pediu ao governo Biden que tome medidas mais fortes contra a Rússia, incluindo sanções às exportações de petróleo do país.

    “Putin só entende de força. Como membros do partido que venceu a Guerra Fria, devemos enviar uma mensagem ensurdecedora: Putin deve parar ou Putin deve pagar”, disse Pence.

    “Devemos exigir que este governo aumente os gastos militares imediatamente, (arme) a Ucrânia com armas letais para combater blindados e aviões russos e o presidente (Joe) Biden deve sancionar todas as exportações de petróleo russo em todo o mundo”, disse Pence.

    Durante sua aparição na Conferência Anual de Ação Política Conservadora no último fim de semana, Trump dobrou os elogios ao presidente russo

    “Ontem, os repórteres me perguntaram se eu achava o presidente Putin inteligente. Eu disse: ‘Claro, ele é inteligente'”, disse Trump à multidão em Orlando, Flórida.

    Em outro golpe velado a Trump, que permanece fixado em falsas alegações sobre fraude nas eleições presidenciais de 2020, Pence, de acordo com trechos de seu discurso, encorajou os republicanos a parar de “relitigar o passado”.

    “Não podemos vencer lutando as batalhas de ontem”, disse ele. “Esquecendo o que ficou para trás e avançando para o que está à frente, sigamos em direção à meta.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original