Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ex-embaixador do Brasil nos EUA avalia cenário bilateral pós-eleições americanas

    Rubens Barbosa, que foi embaixador do Brasil em Washington, citou conflitos ambientais entre os países em possível vitória de Joe Biden

    Da CNN

    A dois dias da eleição dos Estados Unidos, o diplomata Rubens Barbosa, que foi embaixador do Brasil em Washington, acredita que ainda é incerto prever como será a relação entre os países após a escolha do próximo presidente americano.

    Joe Biden e Donald Trump fizeram campanha durante o final de semana para arrebatar votos em estados decisivos. Uma pesquisa da CNN conduzida pela SSRS indica que a corrida está mais apertada no Arizona e Carolina do Norte, mas Biden tem vantagem no meio-oeste do país conquistando Wisconsin e Michigan.

    Para Barbosa, uma possível vitória do democrata afastaria as relações entre os presidentes brasileiro e americano.

    “Se, por acaso, o Biden ganhar, acho que vai haver um empate muito grande nas relações bilaterais com o Brasil. Não na área comercial, mas a relação entre os presidentes, por exemplo, será interrompida a ligação que o Bolsonaro tem com o Trump”, avaliou.

    Leia também:

    Instituto que acertou em 2016 prevê vitória de Trump
    Trump não garantiu transição presidencial pacífica, mas ela já está em andamento
    Obama acerta cesta de três enquanto faz campanha por Biden

    O diplomata completou que uma vitória de Joe Biden também significaria conflitos em questões ambientais brasileiras, já que o meio ambiente é um dos pontos da política econômica de reconstrução proposta pelo adversário de Trump.

    “O alinhamento automático que o Brasil mantém com os Estados Unidos deve se modificar, além de continuar e aumentar o isolamento do Brasil nos organismos internacionais”, citou o ex-embaixador.

    (Edição: Marina Motomura)