EUA vivem onda de violência marcada por tiroteios consecutivos em todo o país
No final de semana, pelo menos 9 pessoas morreram em atentados a tiros
Os americanos acordaram na sexta-feira (16) com a notícia de mais um tiroteio em massa, desta vez em uma instalação da FedEx em Indianápolis, onde oito pessoas foram mortas na noite de quinta-feira (15).
No final do fim de semana, pelo menos mais nove pessoas morreram de violência armada em tiroteios consecutivos em todo o país – em Illinois, Texas, Wisconsin, Ohio, Nebraska e Louisiana. Pelo menos mais 10 ficaram feridos.
Desde 16 de março, quando oito pessoas morreram e uma ficou ferida em tiroteios em três spas da área de Atlanta, pelo menos 50 tiroteios em massa foram registrados nos Estados Unidos. A CNN define tiroteio em massa como um tiroteio com quatro ou mais vítimas – mortos ou feridos – excluindo o atirador.
Algumas das filmagens neste fim de semana ficaram aquém dessa definição. Mas juntos, eles ressaltaram o fato de que os Estados Unidos enfrentam não apenas a pandemia de Covid-19, mas também uma epidemia de violência armada.
Chicago
Uma menina de 7 anos foi morta em um tiroteio em Chicago na tarde de domingo que também deixou um homem de 29 anos gravemente ferido, de acordo com o porta-voz da Polícia de Chicago, Anthony Spicuzza.
Em nota enviada por e-mail à CNN, Spicuzza disse que os dois estavam em um veículo próximo ao estacionamento de uma empresa quando foram atingidos por volta das 16h18.
A menina foi atingida várias vezes e levada a um hospital, onde foi declarada morta, disse o comunicado. O homem foi atingido no torso e foi hospitalizado em estado grave.
O tiroteio está sob investigação. Ninguém está sob custódia, disse o comunicado.
Austin, Texas
Pelo menos três pessoas foram mortas em um tiroteio em Austin, Texas, no domingo, de acordo com o Austin-Travis County EMS. A polícia descreveu o incidente como uma “situação local” isolada.
A polícia de Austin, os bombeiros e os serviços médicos de emergência responderam por volta das 11h42 nas áreas de Great Hills Trail e Rain Creek Parkway da cidade, onde encontraram três pessoas feridas por arma de fogo, disseram as autoridades.
A polícia identificou o suspeito como Stephen Nicholas Broderick, de 41 anos, ex-detetive do Gabinete do Xerife do Condado de Travis que foi acusado no ano passado de agressão sexual a uma criança, disse um porta-voz do gabinete do xerife à CNN.
As vítimas – duas mulheres e um homem – conheciam Broderick, disse o chefe interino da polícia de Austin, Joseph Chacon. Uma criança estava envolvida no incidente, mas foi localizada e está segura.
Broderick renunciou ao escritório do xerife no ano passado após sua prisão em junho, e ele foi libertado sob fiança no final daquele mês. Ele estava em liberdade no domingo à noite.
Kenosha, Wisconsin
Um tiroteio em uma taverna no sudeste de Wisconsin na manhã de domingo deixou três pessoas mortas e outras três feridas, de acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Kenosha.
O tiroteio estourou no bar The Somers House por volta das 12h40 de domingo, de acordo com o xerife David G. Beth, que disse que “parece que uma pessoa foi removida do estabelecimento e possivelmente voltou pouco tempo depois” e começou a atirar.
Não ficou claro por que essa pessoa foi inicialmente removida, disse o xerife.
O gabinete do xerife disse que as autoridades no domingo à noite localizaram uma “pessoa de interesse” que seria acusada de uma acusação de homicídio doloso de primeiro grau, com acusações adicionais possíveis enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada.
Dezenas de policiais de pelo menos sete agências e oito bombeiros estavam trabalhando no caso, que envolveu várias cenas de crime, disse o gabinete do xerife.
Columbus, Ohio
Uma pessoa foi morta e cinco outras – incluindo uma criança de 12 anos – foram feridas por tiros no sábado, enquanto participavam de uma vigília por uma vítima em Columbus, Ohio, disse o Gabinete do Xerife do Condado de Franklin.
De acordo com um comunicado à imprensa do escritório do xerife, um pequeno grupo se reuniu no estacionamento de um Dollar General para lembrar Jarrin Hickman, que foi assassinado lá há um ano.
Uma SUV de cor escura passou por volta das 19h30, disse o escritório do xerife, e as pessoas lá dentro começaram a atirar na multidão. Cinco pessoas foram atingidas por tiros e hospitalizadas com ferimentos não fatais.
Mas Latoya Carpenter, de 39 anos, foi morta enquanto passava pela loja, disse o escritório do xerife. Uma bala atingiu Carpenter na cabeça e seu veículo colidiu com um carro estacionado. Ela foi declarada morta no local.
Nenhum suspeito foi colocado sob custódia, disse o comunicado à imprensa, e o tiroteio continua sob investigação.
Omaha, Nebraska
Um jovem de 21 anos foi morto em um tiroteio no sábado no Westroads Mall em Omaha, Nebraska, de acordo com a polícia de Omaha. Um jovem de 22 anos ficou ferido, mas esperava-se que sobrevivesse.
A polícia prendeu duas pessoas em conexão com o tiroteio: um jovem de 16 anos foi preso por suspeita de homicídio em primeiro grau, enquanto um jovem de 18 anos foi preso por suspeita de ser cúmplice do crime.
O tiroteio aconteceu por volta do meio-dia, disse o tenente da Polícia de Omaha Neal Bonacci, enviando clientes, incluindo Celia Davis, em busca de abrigo.
Davis disse à KMTV à afiliada da CNN que ela e sua filha de 3 anos esperaram por ajuda com cerca de 10 estranhos em um banheiro.
Enquanto eles estavam se escondendo, Davis disse que mandou uma mensagem para a mãe e o namorado: “Eu amo vocês”.
LaPlace, Louisiana
Seis pessoas ficaram feridas depois que alguém abriu fogo durante a festa de aniversário de uma criança de 12 anos no sábado em LaPlace, Louisiana, um subúrbio de Nova Orleans.
O gabinete do xerife da paróquia de São João Batista encontrou várias pessoas baleadas quando responderam à cena no sábado, disseram as autoridades em um comunicado publicado na página do gabinete do xerife no Facebook.
O tiroteio começou “quando confrontos verbais durante a festa de aniversário de uma criança levaram a tiros”, disseram as autoridades.
O gabinete do xerife disse não ter conhecimento de nenhuma morte relacionada ao tiroteio de sábado, e nenhuma prisão foi feita.
Hollie Silverman da CNN, Amir Vera, Alaa Elassar, Alta Spells, Sharif Paget e Holly Yan contribuíram para esta reportagem.
(Texto traduzido. Clique aqui para ler a versão em inglês)