Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA retomam uso de drones sobre Gaza para ajudar na localização de reféns

    Voo dos dispositivos estava suspenso desde a trégua, como parte do acordo para pausa nos combates

    Construções danificadas no norte de Gaza por ataque israelense
    Construções danificadas no norte de Gaza por ataque israelense 30/11/2023 REUTERS/Alexander Ermochenko

    Natasha Bertrandda CNN

    Os Estados Unidos retomaram a utilização de drones sobre a Faixa de Gaza em apoio aos esforços de recuperação de reféns de Israel, disse um porta-voz do Pentágono. Os EUA haviam suspendido os voos como parte da trégua entre Israel e o Hamas.

    “Em apoio aos esforços de recuperação de reféns, os EUA retomaram os voos UAV [drones] desarmados sobre Gaza e continuamos fornecendo aconselhamento e assistência para apoiar nossos parceiros israelenses enquanto eles trabalham em seus esforços de recuperação de reféns”, afirmou Lisa Lawrence em comunicado nesta quinta-feira (7).

    Israel e os EUA usaram drones de vigilância sobre Gaza durante semanas antes da trégua entre Israel e o Hamas.

    O governo britânico anunciou no sábado (2) que também começará a realizar voos de vigilância sobre o Mediterrâneo oriental e Gaza para ajudar a localizar os reféns, que incluem cidadãos britânicos.

    “As aeronaves de vigilância estarão desarmadas, não terão função de combate e serão encarregadas exclusivamente de localizar reféns”, explica o comunicado do Reino Unido, acrescentando que “apenas as informações relativas ao resgate de reféns serão transmitidas às autoridades relevantes responsáveis ​​pelo resgate de reféns”.

    As Forças de Defesa de Israel (FDI) pontuaram na sexta-feira (1°) que há 136 reféns em Gaza, incluindo 17 mulheres e crianças.