EUA retomam uso de drones sobre Gaza para ajudar na localização de reféns
Voo dos dispositivos estava suspenso desde a trégua, como parte do acordo para pausa nos combates
Os Estados Unidos retomaram a utilização de drones sobre a Faixa de Gaza em apoio aos esforços de recuperação de reféns de Israel, disse um porta-voz do Pentágono. Os EUA haviam suspendido os voos como parte da trégua entre Israel e o Hamas.
“Em apoio aos esforços de recuperação de reféns, os EUA retomaram os voos UAV [drones] desarmados sobre Gaza e continuamos fornecendo aconselhamento e assistência para apoiar nossos parceiros israelenses enquanto eles trabalham em seus esforços de recuperação de reféns”, afirmou Lisa Lawrence em comunicado nesta quinta-feira (7).
Israel e os EUA usaram drones de vigilância sobre Gaza durante semanas antes da trégua entre Israel e o Hamas.
O governo britânico anunciou no sábado (2) que também começará a realizar voos de vigilância sobre o Mediterrâneo oriental e Gaza para ajudar a localizar os reféns, que incluem cidadãos britânicos.
“As aeronaves de vigilância estarão desarmadas, não terão função de combate e serão encarregadas exclusivamente de localizar reféns”, explica o comunicado do Reino Unido, acrescentando que “apenas as informações relativas ao resgate de reféns serão transmitidas às autoridades relevantes responsáveis pelo resgate de reféns”.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) pontuaram na sexta-feira (1°) que há 136 reféns em Gaza, incluindo 17 mulheres e crianças.