EUA planejam impor novas sanções ao Irã nos próximos dias
Conselheiro de segurança nacional americano, Jake Sullivan, disse nesta terça-feira (16) que o presidente Joe Biden coordena com aliados do G7 "uma resposta abrangente" após ataque a Israel
Os Estados Unidos estão planejando impor novas sanções contra o Irã após seu ataque a Israel no fim de semana, disse o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan.
“Após o ataque aéreo sem precedentes do Irã contra Israel, o presidente Joe Biden está coordenando com aliados e parceiros, incluindo o G7, e com líderes bipartidários no Congresso, uma resposta abrangente”, escreveu Sullivan em um comunicado.
“Nos próximos dias, os Estados Unidos vão impor novas sanções contra o Irã, incluindo seu programa de mísseis e drones, bem como novas sanções contra entidades que apoiam o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) e o Ministério da Defesa do Irã. Prevemos que nossos aliados e parceiros em breve seguirão suas próprias sanções”, disse.
Nesta terça-feira (16), a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, anunciou que o governo de Biden usaria sanções “para continuar interrompendo a atividade maligna e desestabilizadora do regime iraniano.”
Além das novas sanções, Sullivan disse que o governo americano vai “continuar a trabalhar através do Departamento de Defesa e do Comando Central dos EUA para fortalecer e expandir ainda mais a integração bem-sucedida de defesa aérea e de mísseis e sistemas de alerta precoce em todo o Oriente Médio para corroer ainda mais a eficácia dos mísseis do Irã”.