EUA interceptam conversas que mostram Hamas operando em hospital de Gaza
Autoridades americanas avaliam sinais de evidências que constatam que havia centro de comando do Hamas abaixo do Hospital Al-Shifa, o principal da Faixa de Gaza
As evidências que os Estados Unidos dizem ter coletado que mostram que o Hamas estava usando o Hospital Al-Shifa em Gaza como centro de comando são essencialmente, sinais destas evidências, disseram à CNN três pessoas familiarizadas com a avaliação.
As evidências incluem conversas interceptadas entre os militantes que discutiam a infraestrutura. Duas das três fontes disseram que a informação era sólida.
“Os EUA não teriam dito isto se não acreditássemos na informação que vimos”, disse uma das fontes à CNN.
Relembre
As forças especiais israelenses invadiram o hospital Al-Shifa na quarta-feira(15) depois de afirmarem que o local funcionava como um centro de comando subterrâneo do Hamas. A declaração foi negada pelo grupo militante e pelas autoridades do hospital.
Na quinta-feira (16), Israel divulgou uma foto e um vídeo do que chamou de “rede de túneis operacionais”, que alegou ter sido encontrado dentro do complexo hospitalar.
Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel disse à CNN na quinta-feira que existem centenas de quilômetros de túneis ao redor da Faixa de Gaza, inclusive perto do hospital.
“Já encontramos 300 poços que entram nesses túneis, a maioria deles com armadilhas, inclusive nas proximidades daquele hospital”, disse o tenente-coronel Amnon Shefler.
“Agora, alguns deles também foram fechados pelo Hamas e outros serão revelados quando os encontrarmos.”