EUA: furacão Ida se aproxima da Costa do Golfo como tempestade de categoria 4
Tempestade e ventos fortes podem deixar algumas partes do sudeste da Louisiana "inabitáveis por semanas ou meses"
Enquanto o furacão Ida se direciona ao norte, rumo ao estado norte-americano de Louisiana e a Costa do Golfo, os meteorologistas dizem que a velocidade do vento da tempestade deve aumentar potencialmente, trazendo uma devastação ainda maior para a região após sua chegada.
“Ida está prestes a se fortalecer ainda mais e, com base em imagens de satélite recentes, parece que o fortalecimento é iminente”, disse o Centro Nacional de Furacões (NHC) na noite de sábado (28), acrescentando que Ida “deve ser um grande furacão extremamente perigoso”.
Ida se fortaleceu para uma tempestade de categoria 3 no início da manhã de domingo, concluiu a aeronave Hurricane Hunter da Força Aérea, com ventos a 185 km/h e rajadas de 200 km/h. As previsões dizem que Ida potencialmente se tornou um furacão de categoria 4, antes de atingir a região, com ventos de pelo menos 200 km/h.
A tempestade está prestes a atingir a costa no domingo à tarde ou à noite, mas os ventos com força de tempestade tropical podem atingir Nova Orleans e áreas vizinhas na manhã de domingo.
Um alerta de furacão permanece em vigor desde Intracoastal City, Louisiana, até a foz do Rio das Pérolas e inclui o Lago Pontchartrain, o Lago Maurepas e Nova Orleans.
Fotos – Nasa mostra furacão Ida do espaço
[cnn_galeria id_galeria=”482100″ title_galeria=”Furacão Ida visto do espaço”/]
Os impactos fatais de chuvas, ventos e ondas de tempestade se estenderão para longe do centro da tempestade, disse o NHC, e avisos foram emitidos para residentes que sentiram os efeitos de grandes tempestades no ano passado.
Se Ida atingir a costa da Louisiana como previsto, será o quarto furacão desde agosto passado e o terceiro grande furacão da Louisiana nesse período.
Um manifesto também ocorreria no 16º aniversário da chegada do furacão Katrina na Costa do Golfo, que causou a morte de mais de 1.800 pessoas na região.
“29 de agosto é uma data importante na história aqui”, disse Collin Arnold, diretor do Escritório de Segurança Interna e Preparação para Emergências de Nova Orleans, à CNN, no sábado (28). “Muitas pessoas se lembram do que aconteceu há 16 anos. É hora de se acalmar esta noite e estar onde você precisa estar.”
Por causa do furacão Ida, autoridades de todo o estado de Louisiana imploraram às pessoas que evacuassem, com alguns emitindo ordens obrigatórias para fazê-lo. Imagens aéreas mostraram um grande congestionamento saindo de Nova Orleans. Arnold incentivou as pessoas a estocarem comida e água suficientes para pelo menos três dias.
“Dizemos que as primeiras 72 (horas) são por sua conta”, acrescentou Arnold. “Os primeiros três dias disso serão difíceis para os respondentes chegarem até você.”
Uma tempestade perigosa de 3 a 5 metros é esperada de Morgan City, Louisiana, até a foz do rio Mississippi no domingo, quando Ida chega ao continente, disse o NHC. Surtos adicionais de tempestades são esperados da costa do oeste da Louisiana até a fronteira do Alabama com a Flórida.
A tempestade, juntamente com ventos fortes, pode deixar algumas partes do sudeste da Louisiana “inabitáveis por semanas ou meses”, de acordo com uma declaração sobre furacões do Serviço Meteorológico Nacional em Nova Orleans.
A declaração alertou para “danos estruturais aos edifícios, com muitos sendo arrastando”, bem como ventos que poderiam causar “interrupções generalizadas de energia e comunicação”. As inundações podem causar “numerosos fechamentos de estradas e pontes, com algumas danificas ou destruídas”, além de “algumas estruturas se tornando inabitáveis ou destruídas”.
O acúmulo de chuva durante a tempestade pode totalizar 20 a 40 centímetros do sudeste da Louisiana ao sul do Mississippi até segunda-feira (30), sendo possível acumular até 50 centímetros possíveis, disse o NHC.
(Texto traduzido, leia original em inglês aqui)