Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA fornecerão drones Switchblade para Ucrânia, dizem fontes

    Equipamentos são pequenos e portáteis, carregando uma ogiva que detonam no impacto

    Soldado ucraniano nas ruas de Kiev, capital do país
    Soldado ucraniano nas ruas de Kiev, capital do país Chris McGrath/Getty Images (14.mar.2022)

    MJ LeeOren Liebermannda CNN

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (16) assistência adicional dos EUA à Ucrânia, incluindo drones, e duas fontes familiarizadas com o assunto disseram à CNN que, especificamente, os EUA fornecerão drones Switchblade, que são pequenos e portáteis chamados kamikaze, ou drones suicidas que carregam uma ogiva e detonam no impacto.

    O Switchblade 300 e o maior Switchblade 600 são produzidos pela AeroVironment.

    O menor Switchblade 300 pode atingir um alvo a até 6 milhas de distância, pouco mais de 9 quilômetros, de acordo com as especificações fornecidas pela empresa, enquanto o maior Switchblade 600 pode atingir mais de 20 milhas, ou 32 quilômetros, de distância.

    Ambos os sistemas podem ser configurados e iniciados em poucos minutos.

    A CNN informou hoje que os drones Switchblade estavam na lista de desejos da Ucrânia de assistência militar e tecnológica solicitada que ainda estão solicitando compartilhar com o governo dos EUA, de acordo com duas fontes familiarizadas com a lista.

    Essas armas foram adicionadas à lista depois que os ucranianos consultaram parceiros do Congresso no fim de semana sobre um rascunho da lista.

    Os EUA teriam que fornecer treinamento para as tropas ucranianas se os EUA lhes dessem essas armas, mas as fontes familiarizadas com a lista disseram que isso poderia ser feito remotamente.

    A empresa não comentou o fornecimento dos drones para a Ucrânia, embora uma declaração no site da AeroVironment diga que a empresa “está com o povo da Ucrânia e toda a Otan”.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original