EUA estão “preocupados” com escalada nuclear da Rússia, diz oficial americano
Jake Sullivan afirmou que ataque em região próxima à fronteira com a Polônia mostra que Putin está "frustrado"
O conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, disse à CNN neste domingo (13) que, embora o governo Biden esteja “preocupado com a possibilidade de escalada”, com relação à postura nuclear do presidente russo, Vladimir Putin, “não vimos nada que exija que mudemos nossa postura nuclear agora.”
“Estamos observando isso extremamente de perto e, obviamente, o risco de escalada com um país nuclear é grave, e é um tipo de conflito diferente de outros conflitos que o povo americano viu ao longo dos anos”, disse Sullivan à CNN.
“E o presidente americano, Joe Biden, tem que levar essa responsabilidade extremamente a sério, mesmo que redobremos nossos esforços para apoiar os ucranianos. No momento atual, os Estados Unidos não ajustaram sua postura nuclear, mas é algo que monitoramos dia a dia, hora a hora, porque é uma prioridade primordial para o presidente”.
Ele também disse que os ataques russos a Lviv, a aproximadamente 19 quilômetros da fronteira da Ucrânia com a Polônia, é um sinal de que Putin “está frustrado pelo fato de que suas forças não estão fazendo o tipo de progresso que ele pensou que fariam contra grandes cidades, incluindo Kiev“.
Para o oficial, os ataques indicam que “ele está expandindo o número de alvos, que está atacando e que está tentando causar danos em todas as partes do país”.