Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA dizem que mataram integrante sênior do Estado Islâmico em ataque na Síria

    Militares afirmaram que não há indicação de que civis tenham sido feridos na operação

    Haley Britzkyda CNN

    Um integrante sênior do Estado Islâmico foi morto em um ataque aéreo dos Estados Unidos na Síria no domingo (16), disseram os militares americanos nesta quarta-feira (19) em um post no X.

    “Em 16 de junho, o Comando Central dos EUA conduziu um ataque aéreo na Síria, matando Usamah Jamal Muhammad Ibrahim al-Janabi, um integrante sênior e facilitador do Estado Islâmico”, pontuaram.

    “Sua morte interromperá a capacidade do Estado Islâmico de obter recursos e conduzir ataques terroristas”, adicionaram.

    O Comando Central dos EUA acrescentou que não havia “nenhuma indicação” de que civis foram feridos no ataque, o que não havia sido anunciado anteriormente.

    Os militares americanos continuam perseguindo combatentes do Estado Islâmico na África e no Oriente Médio.

    Quase três semanas atrás, um ataque aéreo em uma região remota perto de Dhaardaar, na Somália, matou três membros do grupo, de acordo com o Comando da África dos EUA.

    Entre janeiro e março de 2024, o Comando Central americano e seus aliados mataram sete agentes do Estado Islâmico na Síria e detiveram mais 27. No Iraque, durante o mesmo período, 11 agentes foram mortos e 36 pessoas foram detidas.

    “Estamos comprometidos com a derrota duradoura do Estado Islâmico por causa da ameaça que eles representam tanto regional quanto globalmente”, pontuou o comandante do Comando Central, general Erik Kurilla, em abril.

    “Continuamos concentrando nossos esforços em mirar especificamente aqueles membros do Estado Islâmico que estão buscando conduzir operações externas fora do Iraque e da Síria e aqueles membros do Estado Islâmico tentando libertar integrantes do grupo detidos, em uma tentativa de reconstituir suas forças”.

    Tópicos