EUA discutirão clima e eleições com o Brasil durante a Cúpula das Américas
Primeiro encontro presencial entre Joe Biden e Jair Bolsonaro deve ocorrer na quinta-feira (9)
O clima será um “tópico importante de discussão” entre os Estados Unidos e o Brasil durante a Cúpula das Américas em Los Angeles, disse o assessor de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, a repórteres nesta quarta-feira (8).
Também deve estar na pauta da discussão entre os dois países “eleições abertas, transparentes e democráticas”, disse Sullivan.
Os presidentes Joe Biden e Jair Bolsonaro (PL) se reunirão pessoalmente pela primeira vez nesta semana, enquanto ocorre a cúpula.
O encontro entre os líderes deve acontecer na quinta-feira (9). Biden chegou hoje à cúpula, enquanto Bolsonaro embarca na noite desta quarta.
À CNN, o subsecretário de subsecretário dos Estados Unidos para as Américas, Brian Nichols, já havia antecipado que as questões ambientais seriam um tópico da conversa.
“Os presidentes Biden e Bolsonaro, como líderes de dois grandes países do hemisfério, têm toda uma agenda para discutir, incluindo a cooperação contra as mudanças climáticas e questões ambientais que são dois compromissos políticos e fundamentais na cúpula”, afirmou Nichols na terça-feira (7).
Cúpula das Américas
Em sua nona edição, a cúpula começou na segunda-feira e deve ser encerrada na próxima sexta-feira (10).
O evento regional é realizado periodicamente e marca o encontro de líderes políticos do continente. O objetivo é discutir e definir ações para enfrentar problemas compartilhados pela região e avançar na integração.
*Com informações de Trevor Hunnicutt, da Reuters