EUA detalham regras de reabertura para turistas vacinados
A partir de 8 de novembro, viajantes precisam apresentar comprovante de vacinação e teste negativo
A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (25) novos detalhes sobre a reabertura do país, planejada para o dia 8 de novembro. Os viajantes estrangeiros devem apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19, além de teste negativo realizado no máximo 72 horas antes do embarque.
Os Estados Unidos aceitam os imunizantes aprovados pelas agências reguladoras de saúde do país e pela Organização Mundial de Saúde. Desta maneira, todas as vacinas aplicadas no Brasil (AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer) são autorizadas para entrada no país norte-americano.
Os menores de 18 anos não precisam estar vacinados, devido à “ilegibilidade de vacinação de crianças mais novas, e a diferença mundial na disponibilidade de vacinas para as mais velhas”, informou a Casa Branca. Será exigido teste negativo realizado 72 horas antes para menores acompanhados, e 24 horas para os não acompanhados.
Cidadãos americanos e portadores de “green card” podem entrar no país sem a necessidade de imunização. Este grupo precisará apresentar teste negativo de Covid-19 realizado no máximo 24 horas antes do embarque.
Há também outras exceções para a exigência de vacinação. como “participantes de certos estudos de vacinas”, aqueles com “contraindicação médica à vacina”, e outros grupos limitados.
O Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, em inglês) dos Estados Unidos também vai ampliar o sistema de rastreio de contato de todas as companhias aéreas que realizam voos para o país. Estas empresas devem ter informações de contato de todos os passageiros, garantido maior facilidade para rastrear possíveis infecções.