Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA consideram usar meia dose da vacina da Moderna para ampliar vacinação

    FDA analisa possibilidade de vacinação com 50 microgramas do imunizante, o que pode tornar o medicamento disponível para o dobro de pessoas entre 18 e 55 anos

    Funcionário de hospital nos EUA exibe dose de vacina da Moderna contra Covid-19
    Funcionário de hospital nos EUA exibe dose de vacina da Moderna contra Covid-19 Foto: Eduardo Munoz - 21.dez.2020/Reuters

    Michael Nedelman e Sanjay Gupta, da CNN

    A FDA (Administração de Drogas e Comida, na sigla em inglês), equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, se reunirá esta semana para considerar a administração de meias doses da vacina contra o novo coronavírus da Moderna para pessoas com idade entre 18 e 55 anos.

    A mudança pode tornar a vacina disponível para o dobro de pessoas nessa faixa etária, de acordo com Moncef Slaoui, consultor científico-chefe da Operação Warp Speed, o programa de aceleração vacinas do governo dos EUA.

    Slaoui disse ao correspondente médico chefe da CNN, Dr. Sanjay Gupta, que a decisão de cortar a atual dose de 100 microgramas pela metade, com outra meia dose 28 dias depois, em última análise, está nas mãos do FDA.

    Dados iniciais mostraram que as respostas de anticorpos neutralizantes e de ligação foram semelhantes entre os participantes com menos de 55 anos que receberam doses de 100 ou 50 microgramas, disse Slaoui. 

    Assista e leia também:
    Vacina da Moderna pode causar reação em pessoas com botox e preenchimento labial
    Bolsonaro diz que Brasil poderá comprar vacina da Moderna contra Covid-19
    Funcionário de hospital danifica propositalmente 500 doses de vacina nos EUA

    Embora um documento informativo da FDA divulgado no mês passado também faça referência a essas respostas imunológicas “comparáveis” do estudo de fase 2 da Moderna, os dados completos ainda não foram publicados.

    Slaoui disse que “não tem certeza se isso vale para a Pfizer”, cuja dose contém 30 microgramas. Mas essa é uma discussão que ainda não aconteceu, acrescentou.

    A CNN entrou em contato com a Moderna e a Pfizer para comentarem essa possibilidade. O governo dos EUA garantiu a compra de 200 milhões de doses das vacinas da Moderna e mais 200 milhões de doses da vacina da Pfizer.

    (Texto traduzido; leia o original em inglês)