EUA anunciam envio de caças ao Oriente Médio enquanto tensão em Israel aumenta
Norte-americanos também deslocaram um novo porta-aviões para o Mediterrâneo
A Central das Forças Aéreas dos Estados Unidos anunciou no sábado (14) o envio de caças F-15E e jatos de ataque ao solo A-10 para a região do Oriente Médio.
O movimento de deslocar os aviões de guerra do 494º Esquadrão de Caça Expedicionário e do 354º Esquadrão de Caça Expedicionário, respectivamente, “reforça a postura dos EUA e melhora as operações aéreas em todo o Oriente Médio”, disse um comunicado da Força Aérea.
Veja também — Ministro do Irã se reúne com líder do Hamas
A nota não especificou o número de aviões de guerra envolvidos na ação, entretanto.
Uma postagem nas redes sociais do Comando Central dos EUA informou que os A-10 se juntarão a outro esquadrão de aeronaves que já está na região.
“Ao posicionarmos caças avançados e integrarmos forças conjuntas e de coalizão, estamos fortalecendo nossas parcerias e reforçando a segurança na região”, disse o tenente-general Alexus Grynkewich, comandante da 9ª Força Aérea, em um comunicado.
EUA enviam novo porta-aviões ao Mediterrâneo
O Pentágono enviou o novo porta-aviões para o leste do Mar Mediterrâneo, de acordo com autoridades dos EUA, à medida que Israel se prepara para expandir as suas operações em Gaza.
Os navios de guerra dos EUA não vão se juntar aos combates em Gaza e nem devem participar das operações de Israel. Mas a presença dos navios visa enviar uma mensagem de dissuasão ao Irã e a representantes iranianos na região, como o Hezbollah, no Líbano.
O primeiro grupo de ataque de porta-aviões, liderado pelo USS Gerald R. Ford, chegou à costa de Israel no início desta semana.