EUA alertam que Rússia tenta contornar sanções ocidentais via Turquia
Desde o início da guerra, os Estados Unidos e diversos outros países do Ocidente impuseram uma série de sanções à Rússia para tentar pressionar o presidente Vladimir Putin a acabar com a guerra
O vice-secretário do Tesouro dos EUA, Wally Adeyemo, disse ao vice-ministro das Finanças da Turquia, Yunus Elitas, que entidades e indivíduos russos estavam tentando usar a Turquia para contornar as sanções ocidentais impostas pela guerra na Ucrânia.
Segundo o Departamento do Tesouro, os dois também discutiram em um telefonema os esforços em andamento para implementar e aplicar sanções contra a Rússia.
Desde o início da guerra, os Estados Unidos e diversos outros países do Ocidente impuseram uma série de sanções à Rússia para tentar pressionar o presidente Vladimir Putin a acabar com a guerra.
Em maio, Putin afirmou que as sanções estariam provocando uma “crise global”. “Seus autores, guiados por ambições políticas míopes e infladas, a russofobia, atingiram em maior medida seus próprios interesses nacionais, suas próprias economias, o bem-estar de seus cidadãos. Vemos isso, em primeiro lugar, em um aumento acentuado da inflação na Europa”, disse.