Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estudo aponta que Cacatuas podem usar ferramentas para atender suas necessidades

    Pesquisadores da Áustria e do Reino Unido fizeram sua descoberta depois de realizar três experimentos publicados na revista Current Biology Friday

    A Austrália listou a cacatua de gangue como uma espécie em extinção em março de 2022.
    A Austrália listou a cacatua de gangue como uma espécie em extinção em março de 2022. Paulo Lagos/Ação Adobe

    Hafsa Khalilda CNN

    A capacidade de resolver problemas com várias ferramentas é um talento raro no reino animal. No entanto, de acordo com uma nova pesquisa, as cacatuas são as primeiras aves a carregar e usar um kit de ferramentas para atender às suas necessidades.

    Pesquisadores da Áustria e do Reino Unido fizeram sua descoberta depois de realizar três experimentos publicados na revista Current Biology Friday.

    As cacatuas de Goffin, utilizados no estudo, são pequenos pássaros brancos nativos das Ilhas Tanimbar, na Indonésia. Eles foram escolhidos depois que os pesquisadores os viram usando um “conjunto de ferramentas” na natureza. Neste estudo, foram utilizadas cacatuas do Goffin Lab em Viena.

    “Nós os vimos usar um conjunto complexo de ferramentas (na natureza), mas não sabíamos se eles sabiam que estavam usando um ou se era apenas uma cadeia de usos de uma única ferramenta em uma sequência”, disse à CNN Antonio Osuna Mascaró, biólogo evolutivo da Universidade de Medicina Veterinária de Viena e principal autor do estudo.

    Anteriormente, o único animal não humano conhecido por usar um kit de ferramentas era o chimpanzé, especificamente o chimpanzé Goualougo Triangle, do norte da República do Congo, de acordo com o estudo.

    Inspirado pelo processo de pesca de cupins com duas ferramentas dos chimpanzés, fazendo buracos em um cupinzeiro com uma vara romba e, em seguida, inserindo uma vara diferente para pescar os cupins, Osuna Mascaró e sua equipe criaram projetos experimentais que imitavam esse processo.

    “Nós demos a eles um problema no qual eles tinham que pescar cajus de uma caixa, primeiro fazendo um buraco na membrana que a bloqueava com um bastão curto e pontudo e depois retirando-o com um bastão mais longo e flexível”.

    Para surpresa dos pesquisadores, algumas das cacatuas resolveram o problema muito rapidamente, levando apenas 31 segundos para fazê-lo na primeira tentativa.

    Mark Briffa, chefe associado da Escola de Ciências Biológicas e Marinhas da Universidade de Plymouth, disse à CNN que o uso básico de ferramentas é comum em animais, mas usar “um conjunto de ferramentas implica a capacidade de resolver problemas por meio da aplicação flexível de algumas percepções de um determinado situação (que) este estudo mostra de forma convincente”.

    Quatro cacatuas não conseguiram completar o primeiro experimento com sucesso e uma desistiu após mostrar falta de interesse. Cinco, no entanto, avançaram para a próxima etapa do estudo. Briffa disse que seria interessante descobrir por que alguns dos pássaros falharam na tarefa.

    O segundo experimento analisou a flexibilidade de uso da ferramenta – se as cacatuas escolheriam ou não a ferramenta ou ferramentas certas para a tarefa certa. Isso foi feito aleatoriamente dando às cacatuas uma caixa que exigia uma única ferramenta ou duas ferramentas para extrair as nozes. As cacatuas também passaram neste teste.