Estudante da 7ª série conduz ônibus após motorista desmaiar nos EUA
Garoto assumiu o volante e conseguiu parar o carro em meio ao pânico dos colegas; ninguém se feriu e não houve danos ao ônibus ou locais próximos; condutora foi levada ao hospital e passa bem
Um aluno da sétima série em Michigan, nos Estados Unidos, se transformou em herói após evitar que seu ônibus escolar batesse, depois que a motorista perdeu a consciência, de acordo com um funcionário da escola.
Dillon Reeves, aluno da Lois E. Carter Middle School em Warren, agiu imediatamente em uma viagem de ônibus, retornando da escola, na tarde de quarta-feira (26) em “um ato extraordinário de coragem e maturidade”, disse o superintendente das Escolas Warren Consolidated, Robert D. Livernois.
A motorista do ônibus sentiu “um pouco de tontura” enquanto dirigia e seguiu o protocolo alertando “a base” de que ela não estava se sentindo bem e iria encostar para permitir que o departamento de transporte despachasse alguém para prestar socorro a ela, disse Livernois em uma entrevista coletiva na quinta-feira.
Mas a motorista não conseguiu chegar aonde planejava estacionar, acabou desmaiando e não conseguiu parar o ônibus, que começou a desviar para o tráfego que se aproximava, disse ele.
Reeves, que estava sentado cerca de cinco fileiras atrás, “saltou da cadeira, jogou a mochila no chão, correu para a frente do ônibus, agarrou o volante e parou o ônibus no meio da estrada”, mesmo em em meio ao pânico, disse Livernois.
Em um vídeo divulgado pelas autoridades na coletiva de imprensa, Reeves é visto assumindo o controle do volante, pisando no freio lentamente e gritando para os outros passageiros: “Alguém ligue para o 911. Agora. Alguém deveria ligar para o 911. Eu não me importo! Alguém ligue para o 911!”, disse, se referindo ao número utilizado nos Estados Unidos para chamadas de emergência.
“Ele tinha os meios para conduzi-lo lentamente, provavelmente levando em conta que o ônibus estava cheio de passageiros. Portanto, apesar do pânico justificável no ônibus, você pode imaginar que provavelmente é um ônibus para 66 passageiros e estava cheio no momento”, disse Livernois, acrescentando que não houve danos ao ônibus nem a qualquer propriedade ao redor.
A polícia e os bombeiros de Warren responderam ao local em minutos e trataram a motorista do ônibus, de acordo com o superintendente. Todos os alunos foram colocados em um ônibus diferente para voltar para casa, de acordo com uma carta de Livernois ao distrito escolar.
Não foram relatados ferimentos nas crianças no ônibus, disse o comissário dos bombeiros de Warren, Skip McAdams, à CNN.
A motorista do ônibus, uma mulher de 40 anos, está “estável, mas com precauções” e foi transportada a um hospital para exame, disse McAdams.
A motorista do ônibus ficou alerta e conseguiu se comunicar com os socorristas durante sua avaliação, tratamento e transporte. Ela não teve ferimentos físicos e passou por um atendimento de emergência devido à perda de consciência, disse o comissário de incêndio.
A motorista, cujo nome não será divulgado pelas autoridades por respeito à sua privacidade, permanece no hospital e ainda passa por exames e observação, disse Livernois. Ela foi descrita por Livernois como uma nova motorista, estando no distrito desde julho passado.
Os pais de Reeves, Steve e Ireta Reeves, elogiaram o filho e o chamaram de “nosso pequeno herói”. “Em primeiro lugar, estamos muito, muito orgulhosos. Quero dizer, isso é esmagador para todos nós”, disse Steve Reeves na coletiva de imprensa.
“Dillon, ele realmente foi um cara legal este ano. Ele percorreu um longo caminho. Ele tem nos surpreendido com ótimas notas e com suas apresentações nas escolas com os amigos, com os colegas. E fazer algo assim enche meu coração, faz meu coração bater mais forte”, disse Ireta Reeves.
Warren fica no sudeste de Michigan, cerca de 32 quilômetros ao norte de Detroit.