Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estados Unidos se candidatam para voltar ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

    EUA deixou o conselho em 2018 durante a governo do ex-presidente Donald Trump

    Weslley Galzo, da CNN, em São Paulo

    O governo dos Estados Unidos vai se candidatar à uma vaga no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) – a eleição ocorre ainda este neste ano. O anuncio foi feito pelo secretário de Estado Antony Blinken, nesta quarta-feira (24). 

    “Estou grato por anunciar que os Estados Unidos vão concorrer nas eleições do Conselho de Diretos Humanos para o mandato 2022-2024. Nós pedimos o apoio de todos os estados membros das Nações Unidas na nossa tentativa de reconquistar um assento no conselho”, disse Blinken.

    A candidatura é mais uma das recentes medidas que marcam a gestão internacional do presidente Joe Biden, no sentido do reengajamento aos organismos e tratados que tratam de pautas ambientais e civilizatórias .

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, busca implementar pacote de US$ 1,9
    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, busca implementar pacote de US$ 1,9 trilhão
    Foto: Tom Brenner/Reuters

     

    Os Estados Unidos deixaram o conselho em junho de 2018, durante o governo do ex-presidente Donald Trump.O governo Biden, no entanto, reiterou o que havia dito no Fórum de Genebra de que a candidatura tem como objetivo retirar o “foco desproporcional” no seu aliado Israel. Um dos países com mais condenações pelo conselho.

    As eleições são anuais e garantem mandatos de três anos para os 47 membros que compõem o conselho. Reino Unido, China e Rússia estão entre os país que são membros recorrentes.