Estados Unidos anunciam reabertura da embaixada em Kiev: “passo importante”
Prédio da diplomacia americana estava fechado há três meses, desde antes da invasão da Rússia
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, anunciou a bandeira sobre a embaixada dos Estados Unidos em Kiev voltou a ser hasteada nesta quarta-feira (18), no que chamou de “passo importante”. O prédio estava fechado há três meses, desde antes da invasão da Rússia.
“Hoje, estamos retomando oficialmente as operações na embaixada dos EUA em Kiev. O povo ucraniano, com nossa assistência de segurança, defendeu sua pátria diante da invasão inescrupulosa da Rússia e, como resultado, a bandeira dos Estados Unidos está tremulando na embaixada mais uma vez”, disse Blinken em comunicado.
“Estamos orgulhosos e continuamos a apoiar o governo e o povo da Ucrânia enquanto defendem seu país da brutal guerra do Kremlin”, acrescentou, refletindo sobre o compromisso dos EUA com os ucranianos mesmo quando a embaixada esteve fechada nos últimos meses.
“Três meses atrás, baixamos nossa bandeira sobre a embaixada em Kiev, na Ucrânia, poucos dias antes de as forças russas cruzarem a fronteira da para realizar a guerra de escolha, não provocada e injustificada do presidente Putin”, afirmou o secretário.
“Quando suspendemos as operações na embaixada, deixamos claro: embora realocássemos o pessoal da embaixada dos EUA para sua segurança, isso não impediria de forma alguma nosso envolvimento e apoio ao povo, governo e sociedade civil ucranianos bem como nossos aliados e parceiros”, complementou.
Blinken observou como esse tem sido um objetivo que o governo Biden começou a trabalhar assim que os diplomatas saíram.
“Ressaltamos nosso compromisso com a soberania e integridade territorial da Ucrânia, prometemos continuar nossa assistência e começamos a trabalhar para o dia em que poderíamos retornar a Kiev. Agora, esse dia chegou”, observou.
O secretário não especificou quantos diplomatas americanos estariam operando fora da embaixada. Ele pontuou que existem medidas de segurança adicionais em vigor – com “nossas medidas e protocolos de segurança aprimorados”..
“Estamos empenhados em enfrentar os desafios que temos pela frente. A guerra continua. As forças da Rússia infligem morte e destruição em solo ucraniano todos os dias. Milhões de ucranianos são deslocados de suas casas e lamentam a perda de seus entes queridos. Com força de propósito, reafirmamos nosso compromisso com o povo e o governo da Ucrânia e esperamos cumprir nossa missão da embaixada dos EUA em Kiev”, finalizou Blinken.