Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Especialista diz que Trump não conseguirá mais do que recontar votos na Justiça

    Professora de direito internacional da USP, Maristela Basso afirma que presidente faz 'jogada política' ao mencionar a Suprema Corte nas eleições dos EUA

     

    Além de alegar fraude na eleição americana, Donald Trump, em pronunciamento diretamente da Casa Branca, disse que irá à Suprema Corte do país para pedir a interrupção da contagem dos votos. De acordo com Maristela Basso, professora de direito internacional da Faculdade de Direito da USP, o republicano, no entanto, não conseguirá anular os votos por correio.

    “A Suprema Corte americana não tem o poder de dizer quem é o vencedor. O que Trump poderá pedir neste caso é a recontagem dos votos, mais do que isso, ela não pode. (…) Judicialização das eleições já existe, os republicanos já propuseram diversas ações nos estados”, avaliou.

    A especialista diz ainda que este discurso de Trump é ‘jogada política’ e que o republicano “já preparou este cenário”.

    “A declaração de Trump pode ser vista muito mais como uma jogada política. Ele veio para dizer que ‘eu ainda estou páreo’ (…). Enfim, ele já preparou um cenário de avalanches de ações que foram propostas antes do fim das eleições (…). Ele está falando para a sua plateia que está atento e que irá ganhar as eleições”, finalizou.

     (Edição: André Rigue)