Especialista diz que polarização das eleições se deve ao comportamento de Trump
Felipe Loureiro comenta o processo eleitoral e as expectativas com a eleição nos EUA
Donald Trump e Joe Biden se enfrentam em um confronto histórico nos EUA, marcado por grande polarização política e questões importantes, como a pandemia do novo coronavírus e a crise deixada por ela. Em entrevista à CNN, o professor Felipe Loureiro acredita que este cenário de ‘extremidades’ se deve ao comportamento do presidente Donald Trump que, segundo ele, “coloca adversários políticos como verdadeiros inimigos”.
“De fato é muito preocupante e eu diria que possui vários fatores [para esta polarização]. A pandemia criou uma situação muito grave nos EUA, mas o elemento central me parece a maneira como o presidente Trump se comporta, colocando adversário políticos como verdadeiros inimigos políticos, muitas vezes caracterizando-os como traidores”, diz Loureiro.
Outro ponto abordado pelo especialista foi o fato de Trump ter lançado nesse domingo (1), dúvidas sobre a integridade das eleições do país.Além disso, disse que uma contagem de votos estendida após o dia da votação seria uma “coisa terrível”. O republicano também sugeriu que os advogados dele podem se envolver no processo.
“[Essa] É uma das eleições mais polarizadas e difíceis da história recente dos EUA. O presidente Trump vem questionando a legitimidade do processo, especialmente quando se refere aos votos por correio. Portanto, é de se esperar uma eleição bastante apertada. (…) [Trump questionar a legitimidade dos votos] é muito preocupante.”
Leia também:
Entenda a importância da taxa de abstenção nas eleições presidenciais dos EUA
FBI investiga suposto assédio a ônibus de campanha de Biden por adeptos de Trump
Comícios de Trump são responsáveis por mais de 30 mil casos de Covid, diz estudo