Espanha retomará voos com o Brasil após seis meses
A partir do dia 3 de agosto, viajantes do Brasil poderão entrar no país, mas deverão mostrar certificado de vacinação, teste negativo e fazer quarentena
A Espanha vai retomar voos com o Brasil a partir da meia-noite do dia 3 de agosto, segundo despacho publicado neste sábado (31) no Diário Oficial do país. O governo espanhol havia limitado voos entre os países em 2 de fevereiro de 2021, em razão da alta taxa de contágio, o elevado número de casos da Covid-19 e para conter a propagação de novas variantes no território.
A partir de 3 de agosto, o Brasil entrará para a lista de países classificados como “de alto risco”. Apesar de suspender a restrição, a situação do país “continua desfavorável” e, por isso, o país entra na classificação. Entre os países da lista estão Argentina, Bolívia, Colômbia e Namíbia. A África do Sul, que estava no mesmo cenário do Brasil, também entrou para o grupo.
A população das nações desta classificação que deseja entrar na Espanha deverá apresentar um certificado de vacinação e resultado negativo de teste para Covid-19, além de ser submetida a uma quarentena obrigatória assim que chegar aos aeroportos espanhóis.
Segundo o governo espanhol, o monitoramento da quarentena dos viajantes permite a detecção precoce dos casos importados e limita a transmissão do vírus no país, principalmente de novas variantes.
Vale ressaltar que a medida deverá ser reavaliada pelas autoridades sanitárias locais após um ou dois meses a partir do dia de sua publicação.