Entrada de combustível em Gaza deve aumentar em cerca de um terço, diz Egito
Inspeções adicionais devem permitir a entrada de mais 60 a 80 caminhões no território palestino todos os dias
Pontos de inspeção adicionais para ajuda humanitária com destino a Faixa de Gaza estão ajudando a acelerar os envios através da passagem da fronteira de Rafah, com a quantidade de combustível permitida para entrar no território devendo aumentar em cerca de um terço, disse o Egito.
Na terça-feira (12), as autoridades israelenses começaram a inspecionar caminhões de ajuda humanitária em duas passagens entre Israel e Gaza, mas os veículos ainda precisam atravessar do Egito através de Rafah para Gaza.
As inspeções adicionais deverão permitir a entrada de mais 60 a 80 caminhões em Gaza todos os dias, pontuou Diaa Rashwan, presidente do Serviço de Informação do Estado do Egito.
Ele acrescentou que também houve acordo para aumentar a quantidade de combustível que entra diariamente na faixa de 129 mil litros para 189 mil litros, além de dois caminhões domésticos de gás de cozinha.
Os montantes ainda são muito inferiores aos que as agências de ajuda internacionais dizem ser necessários no contexto de uma crise humanitária crescente, agravada pela superlotação de acampamentos improvisados e pelo clima frio e úmido.
Desde que a ajuda começou a chegar a Gaza, foram enviadas, segundo Rashwan:
- 3.866 toneladas de ajuda médica;
- 22.799 toneladas de alimentos;
- 13.936 toneladas de água;
- 48 ambulâncias; e
- 2.678 toneladas de combustível