Saiba o que muda no hino britânico com morte da rainha Elizabeth II
Título e trechos da canção são adaptados conforme o gênero do atual ocupante do trono do Reino Unido
Com a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8), o hino britânico mudará e voltará a saudar o “rei” do Reino Unido.
Desde que a monarca subiu ao trono, em 1952, a letra diz “God Save the Queen”, que, em tradução livre, significa “Deus, salve a Rainha”.
Mas, como o título e os trechos da canção são adaptados conforme o gênero do atual monarca, agora, com o rei Charles III ascendendo ao trono, os britânicos voltarão a cantar “God Save the King”, ou seja, “Deus, salve o Rei”, assim como na época do rei George VI, pai de Elizabeth.
A canção patriótica foi apresentada publicamente pela primeira vez em Londres em 1745, mas apenas no início do século XIX passou a ser conhecida como o hino nacional, diz o site oficial da Família Real.
Rei Charles III
O filho primogênito da rainha Elizabeth II, o agora chamado rei Charles III, assumiu o trono inglês após a morte da mãe. No entanto, a coroação segue uma série de protocolos e costuma ocorrer meses depois da sua ascensão, podendo chegar a um ano.
Charles será coroado como o rei mais velho da Grã-Bretanha, aos 73 anos.
A imprensa internacional, por diversas vezes, chegou a dizer que Charles poderia abdicar do cargo dessa sucessão, para deixar na mão do filho William, que tem 40 anos.
Em repercussão em torno da morte da rainha Elizabeth, o vice- presidente de Conteúdo da CNN, o jornalista Américo Martins, comentou achar improvável a abdicação ao trono.
“Acho pouco provável que ele renuncie, ele se preparou a vida inteira, ele quer esse cargo, acho que é muito mais provável que ele faça uma espécie de transição para o filho”, disse.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”365083″ title_galeria=”Veja fotos históricas da rainha Elizabeth II”/]