Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entenda por que a ponte da Crimeia é tão importante para a Rússia

    Moscou acusa a Ucrânia de ter enviado dois drones marítimos que atingiram a ponte nesta segunda-feira (17)

    Mapa com a localização da ponte da Crimeia, que liga a península à Federação Russa
    Mapa com a localização da ponte da Crimeia, que liga a península à Federação Russa Google

    Lauren Kentda CNN

    A principal ponte da Crimeia que liga a península à Rússia foi atingida por dois ataques nesta segunda-feira (17), segundo vários relatórios. O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) e as forças navais foram os responsáveis ​​pelo ataque, segundo uma fonte.

    A ponte do estreito de Kerch é estrategicamente importante porque liga a região russa de Krasnodar à Península da Crimeia, que foi anexada ilegalmente pela Rússia da Ucrânia em 2014.

    Também tem enorme importância simbólica para a Rússia, que construiu a ponte de 19 km — a mais longa da Europa — a um custo de cerca de US$ 3,7 bilhões (cerca de R$ 18 bilhões). Foi a expressão física do objetivo do presidente russo, Vladimir Putin, de dominar a Ucrânia e ligá-la à Rússia para sempre.

    No dia em que abriu, Putin liderou um comboio triunfante sobre a ponte. Os ucranianos criticam a estrutura, que lembra a ocupação russa.

    Em outubro, a ponte foi parcialmente destruída quando um caminhão-tanque explodiu e danificou um grande trecho da estrada. O Kremlin foi rápido em culpar Kiev e Putin alegou que foi um ato de “sabotagem” dos serviços de segurança ucranianos. Moscou consertar rapidamente a ponte após a explosão.

    A ponte é uma artéria crítica para abastecer a Crimeia com suas necessidades diárias e suprimentos para os militares, além de combustível e mercadorias para os civis. Os comboios militares russos usam regularmente a ponte para ajudar na invasão em grande escala da Ucrânia — transportando veículos, blindados e combustível.

    Se o uso da ponte pelos militares russos for prejudicado, suas linhas de abastecimento para as forças no sul da Ucrânia se tornarão mais tênues.

    A Rússia usou as ferrovias da Crimeia para transportar suprimentos para as forças em Kherson e vários centros ferroviários na Crimeia e em Kherson foram atacados por foguetes ucranianos de longo alcance. O tráfego ferroviário na ponte continuou operando na segunda-feira (17) , embora com atrasos, de acordo com um vídeo nas redes sociais, uma autoridade da Rússia e a mídia estatal russa.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original